8 tecnologias para o futuro dos caminhoneiros

futuro dos caminhoneiros

Os caminhões estão cada vez mais modernos, o que é ótimo para o motorista, que vem ganhando mais conforto e segurança com o passar do tempo. Existem até mesmo algumas tecnologias que são consideradas ultrapassadas em caminhões – já falamos disso por aquiMas sabemos que essas inovações podem chegar ainda mais longe: caminhões autônomos, motores elétricos, câmeras na cabine e muito mais. Hoje, vamos falar de 8 tecnologias que prometem ser o futuro dos caminhoneiros. Você sabe quais são elas?

 

Direção semi autônoma

A direção semi autônoma já está presente em muitos caminhões protótipos e projetos de diversas montadoras como Mercedes-Benz e Scania. Essa tecnologia provê assistência ao motorista, ou seja, ele continua sendo parte fundamental no funcionamento do caminhão. O caminhão ainda precisará do motorista, com a diferença que este poderá se concentrar em outras atividades enquanto o caminhão está no “piloto automático”. A direção semi autônoma visa diminuir a quantidade de acidentes e melhorar a segurança da carga e do próprio caminhoneiro, além de economia de combustível e outros benefícios.

Mesmo assim, muitos caminhoneiros ficam preocupados com a possibilidade dos caminhões do futuro não precisarem de motoristas e, dessa forma, acabarem com a profissão. O repórter Jaime Alves falou sobre isso em uma matéria para o Pé na Estrada e você pode assisti-la clicando aqui.

1