Com qual categoria posso dirigir só o cavalo mecânico?

cavalo mecânico

Assim como na semana passada, quando falamos sobre se é necessário ter habilitação com categoria D para dirigir um caminhão, hoje também vamos falar sobre uma dúvida que engloba o que dá e o que não dá para dirigir com as categorias C e D. Desta vez, a pergunta é do parceiro Wlademir Augusto e tem a ver com pilotar um cavalo mecânico. Ele diz:

Uma dúvida de curioso: sei que para dirigir carreta é exigido CNH E. Mas e com a CNH C ou D, é permitido dirigir o cavalinho sem a carreta acoplada?

Essa é uma ótima pergunta. A CNH E engloba veículos com unidades acopladas com 6.000 kg ou mais de peso. Se o veículo que você dirige não tem nenhuma unidade acoplada à ele, ele não se encaixa nessa categoria. Ou seja, pode dirigir só o cavalo com a D e com a C também. Não tem risco de ser multado, pois a categoria C já te habilita a dirigir veículos para transporte de carga que tenham o peso bruto total maior que 3.500 kg.

Se você quiser dirigir o cavalo + a carreta, aí sim vai precisar de categoria E.

E como eu faço pra mudar de categoria? 

Pegue sua CNH e um comprovante de endereço e vá para uma autoescola, mas escolha bem a autoescola. Verifique no Detran se o alvará de funcionamento está ativo e desconfie de preços muito abaixo da média do mercado. Não são raros os casos de pessoas que pagam e a autoescola não entrega a carta.

Também não caia na besteira de recorrer a “facilidades”. Se alguém te prometer que você não precisa fazer o CFC ou os exames ou as aulas práticas, saiba que tudo isso pode lhe render um processo e o cancelamento da carta por fraude. Até informar o endereço errado pode lhe custar sua CNH.

A mudança de categoria fica em torno de R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00 com taxas e exames.

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as quintas-feiras na página de Pedro Trucão também às 12h30.

Por Pietra Alcântara

  • Edinei Vilela Queiroz

    Bom dia Pedro trucao, a categoria A que permite até 3.500 kg e com 8 passageiros, categoria C permite dirigir qualquer veiculo sem acoplamento e que comtem até 8 passageiros, categoria D é específico para transporte de passageiros e demais veículos sem acoplamento, categoria E engloba todos os veículos.

1