Como faço para renovar o curso MOPP?

Conhecimento é algo que ninguém pode tirar de você, por isso costuma ser um bom investimento. Os estradeiros sabem disso e estão sempre procurando se atualizar com cursos para melhorar o currículo e ter mais oportunidades. Talvez por esse motivo estamos sempre recebendo dúvidas sobre o tema, como foi o caso do parceiro Jadir de Souza Rocha, que deixou uma dúvida em uma transmissão ao vivo do Pedro Trucão. Veja só a pergunta do Jadir:

Oi Trucão, tudo bem? O meu curso MOPP venceu. Para renovar, é como se eu estivesse fazendo o curso pela primeira vez?

Não, pois existem algumas diferenças. Mas, mesmo assim, você terá de fazer um curso de atualização.

 

Atualização do curso MOPP

A principal diferença entre a atualização do curso e a primeira vez que você cursa é a carga horária. O curso de Movimentação de Produtos Perigosos ou MOPP tem uma carga horária média de 50h, enquanto a atualização possui carga horária reduzida, de 16h de acordo a Resolução 168/04 do CONTRAN, sendo:

  • Primeiros socorros, Meio ambiente e Prevenção de Incêndio – 3 horas
  • Movimentação de Produtos Perigosos – 5 horas
  • Legislação de Trânsito – 3 horas
  • Direção defensiva – 5 horas

 

Consequentemente, o valor da atualização do curso costuma ser menor, mas isso varia de acordo com a escola. É importante lembrar que para que o curso tenha validade, deve ser feito em uma instituição autorizada pelo Detran.

O curso MOPP vale por 5 anos. É aconselhável que o motorista faça a reciclagem de 30 a 60 dias antes do vencimento do MOPP, levando em conta o tempo que o Detran leva para inserir os dados no sistema, o que leva mais ou menos de 30 a 45 dias úteis. Somente após a inserção no sistema é que o motorista poderá transportar produtos perigosos.

 

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as quintas-feiras na página de Pedro Trucão também às 12h30.

Por Pietra Alcântara

1