Cursos à distância são válidos para motoristas?

cursos à distância

Sempre enfatizamos por aqui e também pelo Pé na Estrada o quanto a formação de motoristas é importante, além de se atualizar com cursos durante a carreira e sempre investir em conhecimento. Por esse motivo, já falamos por aqui sobre a renovação do curso MOPP e também sobre empresas brasileiras que investem na formação do motorista.

Dessa vez, o parceiro Leandro Fernandes trouxe outra dúvida sobre esse assunto durante uma transmissão ao vivo no Facebook do Pedro Trucão. A pergunta dele tem a ver com cursos à distância, uma modalidade que tem se tornado cada vez mais comum com os avanços da tecnologia. Ele comenta:

Boa tarde! Eu queria saber se cursos à distância também são válidos para as empresas contratantes de motoristas.

Essa pergunta não tem uma resposta exata pois cada empresa possui um critério de avaliação. Mas, de maneira geral, quanto mais cursos o motorista tiver feito, mais ele demonstra seu interesse em se aperfeiçoar e se atualizar com o mercado. Que empresa não quer um funcionário assim?

A grande questão que engloba os cursos online é o processo de aprendizado, que nesse tipo de curso é totalmente teórico e nada prático. É possível aprender por meio dos cursos à distância? Claro! Mas exige muito mais esforço do aluno e um bom conteúdo teórico disponibilizado pela instituição de ensino. Por isso, aconselhamos a sempre escolher uma instituição de ensino certificada, que passe credibilidade. Dessa forma, quando o contratador verificar no seu currículo em qual instituição de ensino você fez seu curso, verá que você provavelmente teve um bom material à disposição, além de bons professores, mesmo que o curso tenha sido à distância. Isso pode fazer toda diferença.

Outra dica é ter consciência de que determinados cursos são impossíveis de serem feitos à distância, como por exemplo os Cursos Regulamentados, como o MOPP, para condução de produtos perigosos. Aconselhamos que esses cursos sejam feitos presencialmente. Já os cursos livres, como o curso de Noções de direção segura para caminhoneiro, oferecido pelo Sest Senat, podem ser feitos à distância.

Para conferir mais cursos online gratuitos oferecidos pelo Sest Senat, clique aqui.

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as quintas-feiras na página de Pedro Trucão também às 12h30.

 

Por Pietra Alcântara

1