Dá para converter multa de trânsito para advertência?

multa_de_transito_para_advertencia

Imagem: Rondônia em pauta

Você cometeu infrações de trânsito nos últimos meses? É importante se esforçar para seguir a leis, mas quem está sempre no trecho também sabe que é difícil passar um ano sem cometer nenhuma infração. Por isso, os órgãos de trânsito possuem algumas formas de ajudar os motoristas. Uma delas é a conversão de multa de trânsito para advertência.

Você sabia que é possível fazer isso? Só no último ano, 2.018 motoristas solicitaram a mudança, segundo o Detran SP.

Caso o condutor consiga o benefício, além de não receber a multa, ele também não fica com os pontos referentes à infração na Carteira Nacional de Habilitação.

Dá para recorrer à multa pela internet? Confira a resposta no link.

 

Como fazer?

O pedido pode ser feito online. No site do Detran, o motorista se cadastra, clica em “Serviços Online” e depois seleciona a opção ”Solicitar e acompanhar recurso de penalidade”, na área de “Infrações”.

Em seguida é preciso preencher, imprimir e assinar o formulário disponível na própria página. Na sequência, o condutor terá que digitalizar o formulário e fazer o upload, anexando outros documentos necessários, listados na página, para possibilitar a análise. O acompanhamento do processo pode ser feito também pelo portal.

 

Quem pode fazer?

Pode fazer o pedido de conversão ao Detran SP quem receber notificação de autuação do próprio departamento por cometer infração de trânsito de natureza leve ou média, desde que não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses. O prazo para a solicitação é de 30 dias corridos após o recebimento da notificação.

A alteração está prevista do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para condutores com bom histórico de direção. A conversão em advertência pode ser feita a partir de infrações consideradas leves ou médias. As informações são do Portal G1.

 

Por Pietra Alcântara com informações do G1

1