Existe uma idade limite para dirigir?

idade_limite_para_dirigir

A idade mínima para conduzir um veículo é 18 anos. Para categoria C da habilitação, essa idade pula para 19. Para categorias D ou E da CNH, a idade vai para 21. Mas existe uma idade limite para dirigir?

Já falamos por aqui sobre o mercado de trabalho para motoristas acima de 50 anos. Apesar de ser mais difícil entrar no segmento com essa idade, não é impossível. E sabemos que com 50 anos, uma pessoa está apta para dirigir como qualquer outra pessoa mais jovem. Mas a pergunta que surge é:

Há uma idade limite para dirigir? Existe uma idade em que o motorista não pode mais renovar a CNH?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não determina uma idade limite para uma pessoa continuar dirigindo. A lei diz apenas que o intervalo de tempo entre as renovações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas acima de 65 anos deve ser menor.

Em vez de cinco anos, o exame deve ser repetido a cada três anos. Caso o perito examinador veja necessidade, pode determinar um prazo ainda menor, de dois ou um ano, e solicitar uma avaliação psicológica. O exame avalia a visão, audição e coordenação motora dos candidatos.

Existe um projeto de lei, que está sendo analisado pela Câmara dos Deputados, que visa aumentar de 65 para 70 anos a idade para renovação obrigatória de habilitação a cada 3 anos. Veja no link mais sobre isso.

 

Quando parar de dirigir?

Muitos motoristas param de dirigir cedo ao reconhecer que já não enxergam tão bem ou que sentem dificuldades para se integrarem ao ritmo agitado do trânsito. O ideal é que a pessoa apta a dirigir não tenha nenhuma restrição física.

Ainda sim, a maioria dos idosos dirige bem porque são mais calmos e prudentes. Esse é mais um motivo para provar que não deve ser a idade avançada o fator determinante para qualquer pessoa parar de dirigir e sim o estado físico e psicológico da pessoa. Apenas um médico pode avaliar o caso de um motorista em particular, além dos exames de aptidão para renovação da carteira.

Motoristas da terceira idade costumam ter um comportamento educado e quase sempre praticam a direção defensiva. Além disso, a capacidade de dirigir está muito ligada à independência do idoso e quando ele perde essa capacidade, fica condicionado à disponibilidade de outras pessoas para levá-lo aos lugares. Um outro problema é que sem carro, a alternativa é o transporte público, que pode ser precário principalmente para os mais velhos.

 

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h00 e as sextas-feiras na página de Pedro Trucão e na Web Estrada, também às 12h00.

Por Pietra Alcântara

1