Posso usar o mesmo exame toxicológico?

exame toxicológico validade gotas médico

O exame toxicológico é obrigatório para motoristas profissionais a partir da categoria C da CNH e para outras atividades de risco como Forças Armadas, Ministérios Público e cargos em empresas aéreas, como piloto de avião e comissário de bordo.

O exame ainda gera muitas dúvidas nos parceiros do trecho, incluindo sobre as mudanças que passaram a vigorar em 2018. Você já sabe quais são as alterações? Clique aqui e entenda melhor.

Esse é o tema da pergunta do parceiro Luiz Claudio. Ele diz:

Eu posso usar o mesmo exame toxicológico para mudar de categoria e para apresentar na admissão da empresa?

Pode sim, Luiz, desde que o exame esteja dentro da validade. Os resultados do exame toxicológico são válidos por 3 meses. Se você mudar de categoria e for admitido em uma empresa dentro desse período de tempo, pode usar o mesmo exame.

Mudanças na lei

exame_toxicologico

Essa janela de 3 meses só é possível graças às mudanças feitas pelo Contran. Isso porque uma das medidas aumenta a validade do exame, que era de 60 dias, para 90 dias. 

O prazo é contado a partir da data da coleta da amostra e seu resultado pode ser utilizado também para fins da legislação trabalhista.

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as quintas-feiras na página de Pedro Trucão também às 12h30.

Por Pietra Alcântara

1