Preciso fazer RNTRC para transportar carga própria?

carga própria

No Brasil, circulam veículos com placas de diferentes cores: cinza, branco, vermelho, azul, verde, preto e verde-e-amarelo. A placa cinza é a mais comum, já que é a designada para automóveis particulares. Você sabe em quais casos ela pode ser usada em veículos para transporte de carga?

Esse foi o tema da dúvida do parceiro Roberto Figueira, durante uma transmissão ao vivo no Facebook. Ele nos conta:

Aqui na empresa os caminhões são placa cinza e não tem registro na ANTT, pois transportam produtos de fabricação da própria empresa. É obrigatório registrar o caminhão e mudar a placa?

Quem responde é a própria ANTT, em seu portal online, explicando como proceder em caso de Transporte de Carga Própria. Caminhão que sempre transporta carga própria e, portanto, nunca cobra frete, não precisa de inscrição no RNTRC. Sobre a placa, quem somente transporta carga própria deve ser emplacado como categoria “particular” – placa com fundo cinza e letras pretas.

 

Como saber se é transporte de carga própria?

O Transporte de Carga Própria é identificado quando a Nota Fiscal dos produtos tem como emitente ou destinatário a empresa, entidade ou indivíduo proprietário ou arrendatário do veículo. Para provar que sua carga é própria, portanto, é só mostrar a nota fiscal dos produtos.

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as quintas-feiras na página de Pedro Trucão também às 12h30.

1