Sou obrigado a ter o curso registrado na CNH?

curso_registrado_na_CNH

Para trabalhar como caminhoneiro, dependendo da carga, é necessário ter feito algum curso específico. Você sabe quais cursos são obrigatórios para motoristas profissionais? Clique no link e confira. Mas o estradeiro é obrigado a ter o curso registrado na CNH?

A pergunta de hoje fala sobre isso. Quem pergunta é o parceiro Ezequiel Nunes, que enviou sua dúvida durante uma transmissão ao vivo na Página do Pedro Trucão. Ele conta:

Trabalho com guindaste, equipamento pesado. Tenho o curso mas a empresa pede para termos isso registrado na CNH. Só que ainda tenho 2 anos para renovar minha carteira. Tenho obrigação em ter o curso registrado na CNH ou posso trabalhar só com o certificado de conclusão do curso?

Ezequiel, sua pergunta é bem interessante! Não encontramos nada na lei que te obrigue a ter o curso registrado na CNH. Porém, se a empresa está exigindo que você tenha esse curso registrado na carteira, você tem duas opções:

 

  • Solicitar uma certidão de prontuário da CNH

Esse documento informa o histórico do condutor, a existência ou não de processos, bloqueios ou impedimentos administrativos e ainda comprova a mudança de categoria e a realização de cursos de capacitação na área de trânsito, além do local e data de emissão da CNH.

Normalmente a certidão de prontuário é utilizada para fins judiciais, trabalhistas e de aposentadoria, mas também pode ser apresentada para a realização de cursos especializados, quando é necessário comprovar a situação da habilitação. Por ser um documento oficial, ele pode ser apresentado na empresa em que você trabalha no lugar da CNH com o curso incluso.

Em São Paulo, a emissão do documento custava R$ 21,31 e só podia solicitada presencialmente nos postos de atendimento do Detran. Agora, isso pode ser feito gratuitamente direto no portal do Detran-SP. Se você for de outro estado, entre em contato com o Detran de sua região para checar se esse serviço também é oferecido gratuitamente.

curso_registrado_na_CNH

  • Tirar 2º via da CNH

Você pode emitir uma segunda via da CNH, assim o documento virá com o curso incluído. Para fazer isso é só entrar em contato com o Detran de seu estado. Você não precisará fazer outro exame médico, mas terá de pagar uma taxa de R$ 42,41 para a emissão da 2º via da carteira.

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h30 e as quintas-feiras na página de Pedro Trucão também às 12h30.

 

Por Pietra Alcântara

1