Vídeo sobre novo radar da PRF é real?

novo_radar_da_PRF

Um vídeo de um novo radar que analisa em tempo real a placa de veículos está circulando nos grupos de WhatsApp. Você já assistiu algo assim? No vídeo, dois policiais estão dentro de um carro, analisando as placas dos veículos que passam por eles por meio do aparelho.

O radar então indica que um Ford Ka está irregular. Sem especificar a irregularidade, os policiais avisam por rádio que um Ford Ka se aproxima da blitz e deve ser abordado. Mas será que esse tipo de tecnologia realmente existe ou não passa de mais uma fake news?

Veja o vídeo:

 

O que diz a PRF?

Segundo a PRF, aparelhos que analisam a placa de veículos em tempo real já existem e são usados por órgãos responsáveis pela fiscalização nas vias. Geralmente, esses aparelhos identificam veículos roubados ou checam a situação do nome do proprietário do carro. 

A intenção é fazer uma consulta prévia para melhorar a assertividade das informações na hora de fazer uma abordagem. Então, o vídeo é verdadeiro, mas segundo De Paula, porta-voz da Polícia Rodoviária, a tecnologia mostrada no vídeo provavelmente não é da PRF.

 

Quais as informações usadas?

De Paula explica que esses aparelhos são configuráveis, então podem ler diferentes informações de acordo com a demanda da polícia. Na PRF, as informações usadas geralmente são consulta por carro roubado ou situação da CNH do proprietário do veículo. Eles não usam informações referentes ao licenciamento dos automóveis.

 

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pela fanpage do Pé na Estrada no Facebook, todas as terças-feiras às 12h00 e as sextas-feiras na página de Pedro Trucão e na Web Estrada, também às 12h00.

Por Pietra Alcântara

1