quarta-feira, outubro 28, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

10 itens que vão fazer você querer o Novo Actros da Mercedes-Benz

- Publicidade -

O mercado de caminhões no Brasil é competitivo, por isso, as marcas têm que trazer muita beleza, segurança, conforto, economia e tecnologia pro jogo. E o Novo Actros marca um novo nível nisso tudo.

Foi testado por mais de 4 milhões de quilômetros pra trazer itens que garantem um bom funcionamento nas estradas difíceis do Brasil e, ainda assim, economia para o transportador e conforto e segurança para o caminhoneiro. Você pode conhecer todas as informações técnicas da nova família clicando aqui.

Só que nosso assunto vai mais fundo. Porque quando você escuta o nome Mercedes-Benz, você já espera um veículo robusto, confortável e econômico. Então vamos falar aqui de 10 coisas que vão além do que você esperava.

1 – Assistente de faixa de rolagem

Novo Actros avisa quando você sai da faixa
Novo Actros avisa quando você sai da faixa

Quando a mãe, a mulher ou o marido estão do lado, são eles que costumam exercer esse papel. Só que no dia a dia, infelizmente (ou felizmente), eles não estão ali pra dar esse toque, então o Novo Actros faz isso pra você.

Cruzou pra faixa do lado sem dar seta? Ele te avisa com um sinal sonoro do lado que você invadiu a faixa. Sensacional! Porque fala a verdade, quando é outra pessoa, a gente fala que não invadiu não e fica meio magoado né? Mas a máquina a gente não engana e também não fica magoado com ela. Ponto pra segurança!

2 – Assistente de Ponto Cego

O assistente de ponto cego indica quando há perigo de colisão lateral
O assistente de ponto cego indica quando há perigo de colisão lateral

Caminhão é um veículo grande. A gente até enche ele de espelhos, mas os pontos cegos continuam existindo e muitos veículos ou pessoas em volta nem se dão conta. O caminhoneiro sabe do perigo que é isso. Só que o Novo Actros virou o anjo da guarda de todo esse pessoal a direita do seu caminhão.

Ele tem dois radares e, se eles identificam risco de colisão, emitem um sinal luminoso amarelo e um sinal sonoro na coluna A do lado direito da cabine. Se a distância for reduzindo entre o caminhão e o objeto parado ou em movimento, o sinal luminoso passa para vermelho e o som fica mais alto. Outro ponto pra segurança!

3 – Assistente de proximidade

O Novo Actros pode frear e acelerar conforme o veículo da frente
O Novo Actros pode frear e acelerar conforme o veículo da frente

Anda e para. Trânsito rápido e lento. Gente que corta no espaço que você deixou de segurança. Tudo isso o caminhoneiro já está acostumado a ver. Só que agora, além de você, o Novo Actros também tá atento a esse movimento.

Você escolhe a que distância mínima quer ficar do veículo a sua frente e, então, o assistente de proximidade vai garantir esta distância, evitando colisões traseiras. Por meio de radares, o sistema reconhece qualquer alteração de velocidade do veículo à frente e usa o freio ou o acelerador para garantir a distância de segurança, mesmo que entre, repentinamente, outro veículo na frente.

Dá pra fazer uma viagem de Santos a Rondonópolis sem nem pisar no acelerador ou no freio se você não quiser. Segurança tá realmente em alta por aqui!

4 – Frenagem Ativa – ABA5

Câmera e radar fazem a leitura do que acontece à frente do Novo Actros
Câmera e radar fazem a leitura do que acontece à frente do Novo Actros

A gente sabe que a estrada é imprevisível. De repente, surge um veículo quebrado a sua frente, assim do nada. E bem naquela hora que você desviou o olhar pro retrovisor porque passou num buraco e ouviu algum barulho lá atrás. Aí quando se dá conta, não tem tempo de frear.

Não com o Novo Actros! Para todas essas situações perigosas do dia a dia da profissão, o Novo Actros vai ser o ajudante que está sempre olhando pra frente. Isso porque ele tem o ABA, um assistente de frenagem que já está na 5ª geração.

Ele tem uma câmera de alta precisão instalada no para-brisa e um radar instalado no para-choque dianteiro, que foram conectados a uma tecnologia de alta precisão que consegue identificar veículos, ciclistas, pedestres e obstáculos estáticos ou móveis à frente do caminhão. Havendo o risco de colisão, o sistema avisa ao motorista, por meio de sinais visuais e sonoros sobre o risco e, se ele não reagir, o sistema aciona os freios de forma autônoma até a parada do caminhão. Segurança tá bombando mesmo.

5 – Suspensão e eixos traseiros

Suspensão e novo eixo traseiro aumentam a robustez.
Suspensão e novo eixo traseiro aumentam a robustez.

Obviamente você espera o melhor nesses itens quando o assunto é um produto da Mercedes-Benz. Só que a realidade vem e supera suas expectativas. Isso porque na nova suspensão Global Tuftrac, o conjunto de borrachas e molas parabólicas robustas alcançam o máximo conforto e desempenho. Com a vantagem de ter menor peso, capacidade técnica de 10 toneladas por eixo e conforto similar ao de uma suspensão pneumática.

Além dela, o Novo Actros vem equipado com o eixo traseiro NFD, também mais leve, só que mais robusto. Ele tem maior capacidade de carga e menor volume de óleo lubrificante. Robustez marcando presença!

6 – Piloto Automático Preditivo – PPC

O PPC "vê" os próximos 2 km e adapta a condução
O PPC “vê” os próximos 2 km e adapta a condução

O caminhão até prevê o futuro agora? Quase isso. Pelo menos o futuro dos próximos 2 km. Sabe quando você faz tanto uma rota que conhece cada curva? Aí quando vai chegando aquela subida você já se prepara pro embalo e vai economizando combustível… o Novo Actros faz o mesmo, só quem em várias rotas.

Ele conta com mapas topográficos, que usam inteligência artificial e GPS, para conhecer antecipadamente a topografia dos próximos 2 quilômetros da estrada — se há aclive ou declive. Aí ele opera o trem de força para gerar o menor consumo de combustível possível sem comprometer a produtividade do caminhão. Preço do diesel mandou lembranças…

7 – Mirrorcam

O retrovisor por meio de câmeras traz diversas vantagens
O retrovisor por meio de câmeras traz diversas vantagens

“Nem sei pronunciar isso…” – ah, fala como quiser, mas só pra ajudar, mirror quer dizer espelho em inglês e cam é abreviação de câmera. Ou seja, seu espelho retrovisor agora é em câmeras. E qual a vantagem? Várias. Aerodinâmica é a primeira, porque sem aqueles espelhos gigantes lá fora, você tem menor resistência do ar, economizando combustível.

Além disso, ele mostra coisas que o retrovisor comum não mostra. Tipo se você já terminou mesmo de ultrapassar um veículo e pode voltar a sua pista. Além de te ajudar nas manobras. Ele faz o papel de retrovisor e de ajudante, aquele que fica lá atrás falando: pode vir, pode vir.

Ah, e ainda serve de guarda noturno, porque você pode acioná-lo de noite, fechadinho no interior da sua cabine, pra ver se tem gente em volta do seu caminhão.

8 – Mercedes-Benz Uptime

Com o Uptime, o caminhão se conecta com o gestor e a concessionária
Com o Uptime, o caminhão se conecta com o gestor e a concessionária

Não é maravilhoso quando o filho da gente aprende a falar e avisa quando tá com fome ou dor e a gente não tem mais que adivinhar? Então, o Novo Actros chegou nessa fase. Com o Uptime, ele avisa a hora das manutenções preventivas, a concessionária já te liga pra marcar e, quando o caminhão chega lá, eles já sabem o que precisa ser feito.

Na prática, isso significa menos paradas não programadas e as programadas ficam mais rápidas. Conectividade e economia de mãos dadas!

9 – Aplicativos, muitos aplicativos!

O motorista pode espelhar a tela de seu celular no segundo painel
O motorista ainda pode espelhar a tela de seu celular no segundo painel

Você já usa aplicativo de mensagem, aplicativo pra fazer ligação e aplicativo pra achar carga, mas agora a Mercedes-Benz trouxe outros específicos pra profissão de caminhoneiro. O Jornada da Estrada te ajuda a fazer o controle da jornada exigido pela lei 13.103, a lei do motorista.

Sabe o checklist diário de começo de jornada? Agora, você pode fazê-lo pelo Vehicle Lens, um aplicativo para o checklist on-line completo, inclusive com registro de foto. Quer mais? A Mercedes-Benz lançou também o Habbl (pronuncia-se hábil), uma ferramenta de gestão de logística que conecta todos os envolvidos na cadeia de transporte, desde a origem da carga, no embarcador, até o destino no cliente final, a fim de otimizar e assegurar transparência no processo.

E quando você termina a sua jornada, o aplicativo Liga na Estrada te dá uma avaliação sobre a sua performance naquele dia e dicas de como melhorar. Você ainda pode entrar na disputa da liga dos campeões entre todos os motoristas que utilizam o app. É uma forma divertida e saudável de buscar melhoria no seu desempenho. Obrigado conectividade!

10 – Conforto? Sim, temos.

O conforto é um dos pontos altos do Novo Actros
O conforto é um dos pontos altos do Novo Actros

A cama é gostosa, a cabine tem iluminação de LED que te permite mudar o tom das luzes e deixar o ambiente mais próprio pra trabalhar, descansar, comer, ou o que precisar no momento. Além disso, o banco se adapta a qualquer tamanho de motorista e os comandos ficam ao alcance das mãos. Tem geladeira e ar-condicionado.  Só que tudo isso você já esperava de um produto Mercedes-Benz. Acontece que o Novo Actros vai além.

O motorista pode adaptar as luzes e o ar condicionado, inclusive noturno
O motorista pode adaptar as luzes e o ar condicionado, inclusive noturno

No Brasil, o calor não vai embora de noite, por isso ele vem com ar-condicionado noturno, que te mantém refrescado e não compromete a bateria. O problema é o frio? Ele usa o calor do motor pra manter o veículo aquecido por até duas horas depois de desligado. O painel tem duas telas, uma delas é praticamente um tablete que ainda espelha o seu celular.

E os motoristas de automóvel acham seus veículos confortáveis… não sabem de nada!

Bônus:

Farol alto inteligente

Os faróis alternam entre alto e baixo conforme necessidade
Os faróis alternam entre alto e baixo conforme necessidade

Esse bônus é porque é uma coisa tão simples, só que tão complexa ao mesmo tempo. Você tá lá, naquela escuridão, rodando com seu farol alto aceso. Aí vê um veículo ao longe e baixa o seu farol. Só que o outro não baixa o dele. Aí você fica quase cego por uns instantes. Que que custava baixar né? Só que às vezes, quem esquece é a gente… Aí, coitado do outro. Então, pra você não ofuscar mais ninguém, o Novo Actros identifica o veículo vindo do outro lado e já faz essa seleção de farol alto/farol baixo pra você.

O Novo Actros tem ainda muitas outras funções que facilitam o seu dia a dia e tornam sua jornada mais segura. Se quiser conhecer mais, clique aqui e visite o site da Mercedes-Benz. Aproveite também os testes drive que vão acontecer em diversos pontos do Brasil e teste todos esses itens.

Por Paula Toco para Mercedes-Benz

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados