segunda-feira, agosto 10, 2020
- Publicidade -

33,7% dos motoristas já ouviu rádio web. Você está entre eles?

- Publicidade -

Tanto o rádio quanto o celular fazem parte do dia a dia do estradeiro. O rádio já é velho companheiro dos motoristas, mas o celular vem ganhando cada vez mais espaço, se tornando o melhor amigo do caminhoneiro. Uma pesquisa revela que 33,7% dos motoristas de caminhão já ouviu um tipo de rádio que integra essas duas tecnologias: a rádio web. Você está entre eles?

A população brasileira está em 4º lugar no ranking de usuários de internet, com 120 milhões de pessoas conectadas, segundo um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês).

radio_web

Veja também: Rodovia dos Tamoios é a primeira do país a receber Wi-Fi e rádio web

Já o rádio faz parte do cotidiano de mais da metade da população brasileira. Essa é a conclusão de um estudo da Kantar Ibope Media, que mostra que 53% da população em 13 regiões metropolitanas do Brasil ouvem pelo menos um minuto de rádio todos os dias.

Para os caminhoneiros, essa também é uma realidade. Em uma pesquisa on-line feita pelo Pé na Estrada, 86,7% dos motoristas afirmaram que costumam ouvir rádio no caminhão.

 

Rádio web – já ouviu falar?

Existe um tipo de tecnologia que une esses dois fatores: rádio e internet. São as rádios web ou rádios on-line – que ao invés de funcionarem em frequência AM ou FM, funcionam com transmissão on-line, pela internet.

Isso significa que para ouvir esse tipo de rádio, você só precisa de um dispositivo com acesso à internet. Nos EUA, a população já está mais habituada a esse novo jeito de escutar rádio.

radio_web

Por lá, entre os ouvintes de rádios AM e FM que escutam uma hora ou mais de rádio por dia caiu 2%, mas os ouvintes que acessam essas mesmas rádios pela internet semanalmente aumentou 16%, segundo uma pesquisa da Jacobs Media.

O jornalista Pedro Trucão também se juntou à novidade e, além dos programas convencionais nas rádios Tropical FM e Capital AM, também comanda o Transporte e Logística em Foco, na Web Estrada, sua rádio on-line.

A Web Estrada tem programação 24h por dia, que inclui muita música e informação, incluindo anúncio de vagas para motoristas e agregamento. Você já conhece a Web Estrada? Clique aqui para ouvir ou baixe o aplicativo.

No Brasil muitas rádios convencionais, além de terem sua programação transmitida por rádio frequência, também transmitem pela internet. Apesar disso, as rádios online ainda estão começando por aqui, uma vez que os ouvintes sofrem com um problema em comum: a falta de acesso à internet.

 

No Brasil, a internet é acessível?

Não, não é. Dados da pesquisa TIC Domicílios, do Núcleo de Informação e Comunicação do Comitê Gestor da Internet (CGI-Br) mostram que há muita desigualdade no acesso a internet no Brasil, mesmo que a quantidade de usuários seja uma das maiores do mundo. 

radio_web_posto_3_irmaos
Estradeiros no posto 3 irmãos, em Jacareí.

De acordo com o levantamento, o percentual de lares conectados é de 59% nos centros urbanos, contra 26% nas áreas rurais. No recorte regional, o índice é de 40% no Nordeste, contra 64% no Sudeste.

A qualidade também não é das melhores. Na avaliação da advogada Flávia Lefévre, representante do Instituto Proteste e integrante do Comitê Gestor da Internet, embora o Brasil tenha muitas pessoas conectadas, a velocidade ainda é ruim e o acesso muito baseado em telefones celulares, com planos pré-pagos e franquias baixas, que muitas vezes não duram até o fim do mês. As informações são da Exame.

Se a qualidade da internet brasileira no geral é ruim, pense nas áreas rurais e nas estradas. Muitos caminhoneiros reclamam da falta de sinal das operadoras de telefonia móvel nas estradas brasileiras, principalmente aqueles que fazem tiro longo.

O parceiro Everaldo Vilar, de Brasília, é um deles. Ele conta que durante suas viagens, que vão do interior de São Paulo até Goiás, ele percorre muitos trechos em que não há sinal de internet. Por esse motivo, ele prefere ouvir rádios on-line quando está em casa.

O estradeiro Rafael Gomes, funcionário da Consigaz de Paulínea, também faz o mesmo comentário. Ele percorre distâncias mais curtas e, ainda sim, diz que prefere o rádio convencional devido a falta de sinal de internet nas estradas.

O que fazer quando você está sem sinal? Alguns motoristas recorrem ao pen drive para ouvir músicas, como é o caso do parceiro Douglas, motoristas autônomo de São Paulo. Existe outro tipo de mídia que pode te ajudar nessas horas: o podcast.

 

Podcasts

radio_web

Você sabe o que é um podcast? É uma gravação de uma programa de rádio que, por ocupar pouco espaço do celular, pode ser ouvida mesmo quando o aparelho está sem internet. O ideal é baixar os podcasts em casa, quando o motorista estiver usando uma rede Wi-fi e ouvir quando estiver na estrada. 

Os podcasts tem diversas durações, podendo ser longos ou curtos. No site do Trucão, temos podcasts sobre vários assuntos do trecho – clique aqui para conferir. Você pode ouvi-los no próprio site. 

E você, como faz para ouvir música e informação quando está na estrada?

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados