quinta-feira, setembro 24, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

4 cuidados para caminhoneiros sobre coronavírus

- Publicidade -

Com o surto de coronavírus no Brasil, todo o cuidado é pouco para evitar a proliferação da doença. Mas quais medidas o estradeiro deve tomar para se proteger? Separamos 4 cuidados para caminhoneiros na lista a seguir.

Por trabalhar sempre na estrada, o caminhoneiros acaba ficando exposto à doença no trabalho. O transporte de cargas envolve carregar e descarregar em locais diferentes, além de trocar documentos e notas fiscais, o que podem transmitir o vírus.

O motorista que vive no trecho depende de estruturas que, muitas vezes, são precárias. Não há pontos de parada adequados, por isso o caminhoneiro opta por parar em postos de combustível para descansar, tomar banho e fazer as refeições. Porém, nem sempre esses locais são os mais adequados para isso. Além disso, usá-los tem um preço.

Sendo assim, como garantir a própria higiene e proteção nessas circunstâncias?

Leia também: Fronteiras fechadas proíbem acompanhantes no caminhão

 

Manter a higiene

Este é um dos cuidados para caminhoneiros mais importante. Como o estradeiro pode cuidar da higiene estando na estrada? Sempre que parar, lave as mãos por pelo menos 30 segundos, preste atenção na higiene do cargueiro, principalmente da cabine.

Se você puder, ande sempre com o álcool em gel e higienize o volante, o câmbio e a maçaneta do bruto, além das suas mãos.

Se você precisar manusear notas fiscais, documentos e até dinheiro, lembre-se de lavar as mãos depois disso, ou higienizá-las com álcool em gel. Também é importante tomar banho todos os dias.

 

Se alimentar bem

Por causa do dia a dia corrido, muitos motoristas não dão atenção devida à alimentação. É hora de mudar esse hábito! Fazer as refeições e comer algo de três em três horas vai ajudar o caminhoneiro a se manter saudável e fortalecer o sistema imunológico.

Uma vez que o sistema imunológico está fortalecido, as chances de contrair o vírus diminuem. Alguns caminhoneiros preferem cozinhar a própria comida na caixa cozinha, assim podem escolher o que vão comer. Neste caso, também é importante lavar bem os alimentos antes de ingeri-los.

 

Dormir bem

sonolencia_ao_volante

Tão importante quanto comer bem é dormir bem. A orientação para adultos de 18 a 64 anos é de 7 a 9 horas de sono por dia. Acima dessa idade, a quantidade diminui para 7 a 8 horas.

Nem sempre isso é possível na rotina do motorista. Empresas e contratantes podem fazer pressão para que ele entregue a carga em menos tempo. Quando isso acontecer, seja firme e não dirija longas horas, além do permitido, pois isso também coloca sua vida em risco.

Dormir menos que o recomendado, além de aumentar o risco de doenças cardíacas, diabetes, câncer e até obesidade, prejudica a imunidade. Vale lembrar que tomar rebite e não dormir pode causar danos ao seu sistema imunológico.

 

Evitar contato com outros

Não tem como simplesmente parar de ter contato com outras pessoas, ainda mais se você trabalha no trecho. Na hora de buscar e entregar a carga, de entrar no pátio, de aguardar para descarregar, em restaurantes e estacionamentos, todas essas ocasiões propiciam contato com outras pessoas. Mas existem alguns cuidados para caminhoneiros que podem ser tomados.

Evite cumprimentos, aperto de mão, beijos e abraços. Quando chegar em casa, coloque a roupa que você estava usando para lavar e vá direto para o banho. Assim, você evita contaminar a família.

E principalmente evite colocar a mão no rosto, coçar olhos, nariz e boca. Geralmente essa é a porta de entrada do vírus para o corpo humano.

Ouça nosso programa de rádio ao vivo sobre o assunto, clique aqui!

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados