sexta-feira, setembro 24, 2021

4 dicas para alcançar sonho de ser caminhoneiro

Mesmo com o ritmo lento da economia e as incertezas da tabela de frete, ainda existem muitas pessoas – homens e mulheres – que têm o sonho de ser caminhoneiro.

Por isso, o tema do Transporte e Logística em Foco de 23/09 foi sobre o que fazer para começar na profissão. No estúdio da Web Estrada, Pedro Trucão e Paula Toco receberam Andreia Itiúba, QRA Chaveirinho, funcionária da transportadora San Cargo que está na profissão há 1 ano, e Eric, que cuida da frota da empresa.

Neste bate-papo, Andreia e Eric deram várias dicas para quem quer alcançar o sonho de ser caminhoneiro. Listamos 4 delas:

 

Apresentação

Saber se portar na entrevista ou na entrega do currículo, para Eric, é muito importante. Se o motorista chega para se candidatar vestindo roupas desleixadas, sem bons modos, isso pode dar uma má impressão aos empregadores.

“Você não pode chegar de qualquer jeito na empresa, pois o funcionário é o espelho da empresa na rua”, explica Eric.

Por isso, faça questão de se apresentar de uma maneira que mostre que você é um profissional sério. O mesmo serve para fotos anexadas ao currículo. Na foto, você deve usar roupas limpas e bem arrumadas.

Com isso, você mostra que há o real interesse na vaga e que você tem mesmo o sonho de ser caminhoneiro.

 

Separe sua documentação

Antes que você seja questionado, junte a documentação que comprova as informações do seu currículo. Certificados de cursos, experiência de outras empresas, registro da categoria na carteira de habilitação e outros.

Mas e se você tiver experiência como autônomo e não tiver registro na carteira? Clique aqui e veja o que fazer para provar sua experiência ao empregador.

 

Faça cursos

Para ser contratado, com experiência ou não, o motorista precisa ser qualificado. Andreia aconselha a fazer cursos, além de apenas ter a categoria de CNH correta.

“Curso MOPP, curso de passageiros, todos esses”, ela indica. “Não que isso vá fazer com que você, de cara, entre na profissão. Mas ajuda, com certeza”.

 

Conheça pessoas na área do transporte

Para Andreia, isso fez toda a diferença na hora de conseguir a vaga de motorista na San Cargo. Ela já trabalhava na área administrativa da empresa e sempre comentava com os colegas sobre o sonho de ser caminhoneira.

“Bons amigos, indicação, tem pessoas que apostam em você mesmo que você não tenha experiência. Eu sou uma prova disso, fui uma aposta”, relata Andreia.

Além disso, ela teve apoio do marido, que também é caminhoneiro. Antes de trabalhar na San Cargo, ela já havia trabalhado em outra transportadora e assim, aos poucos, foi conhecendo pessoas da área dos transportes, o que no fim abriu as portas para ela.

Para os que tem o sonho de ser caminhoneiro, Andreia deixa o conselho:

“Não desista, foque no que você quer, tente conversar com seus amigos que já são da área e, se puder, vá pessoalmente até as empresas. Ligue, contate e mostre que você tem interesse”.

 

E você que já trabalha como caminhoneiro? Tem alguma dica para quem quer entrar na profissão?

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados