A pandemia mundial do covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, mostra que receber informações de confiança faz a diferença na vida das pessoas. Mas quais são as obrigações da imprensa de transporte nessa história?

Listamos algumas das obrigações da imprensa de transporte na hora de informar motoristas e empresários do ramo. Continue lendo e confira quais são:

 

1. Checagem de informações

obrigacoes da imprensa checagem

As notícias falsas estão mais presentes do que nunca. Por isso é uma das obrigações da imprensa checar se determinada informação é verídica ou não e esclarecer a questão para o público.

Por exemplo, estava circulando nas redes que apenas os caminhões que transportam alimentos poderiam transitar nas cidades durante a quarentena. Essa é uma notícia falsa e é papel da imprensa de transportes ir atrás dos fatos nesses casos.

Confira a matéria 4 mitos sobre coronavírus no transporte para saber mais sobre notícias falsas a respeito do coronavírus.

 

2. Questionamento às autoridades e empresas

obrigacoes da imprensa

Ser um intermediador entre a população, empresas e autoridades também é responsabilidade da imprensa. Quando um caminhoneiro conta um caso de abuso ou negligência, cabe à imprensa divulgar o ocorrido e ouvir o outro lado, questionando uma posição.

No caso da pandemia de coronavírus, cabe à imprensa questionar o que as empresas estão fazendo em prol dos motoristas e funcionários, além de cobrar posicionamento de outras entidades como órgãos públicos e associações da categoria.

 

3. Divulgação de ações a favor da população

acoes a favor dos caminhoneiros
Imagens: PRF e Arquivo Pessoal

Não é só de notícia ruim que se alimenta o jornalismo. Em tempos difíceis, ações a favor da população devem ser destacadas e esta é mais uma obrigação da imprensa.

No caso do momento que estamos vivendo, famílias e proprietários de comércios como restaurantes e mercearias estão distribuindo marmitas nas estradas. Concessionárias distribuem kits higiene para motoristas.

Saber dessas ações incentiva outros a fazerem o mesmo e traz esperança para quem lê e acompanha as notícias.

 

4. Informação sobre mudanças na legislação

anvisa é regulamentação do transporte interestadual
Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

A pandemia tem ocasionado uma série de mudanças na rotina das pessoas, no funcionamento das empresas e até mesmo na legislação.

Órgãos de trânsito estão extendendo prazos e suspendendo restrições. Essas mudanças acontecem todos os dias e ainda podem haver novas medidas. É obrigação da imprensa informar a população sobre isso e esclarecer dúvidas.

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here