quinta-feira, outubro 29, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

6 diferenças entre o FH e o caminhão mais rápido do mundo

- Publicidade -

O Iron Knight, caminhão conceito da Volvo, bateu o recorde de velocidade e aceleração para veículos pesados e se tornou o caminhão mais rápido do mundo. Especialmente para a Fenatran, que acontece este ano de 14 a 18 de outubro, a Volvo Trucks trouxe o bruto recordista para o Brasil.

Paula Toco viu o Iron Knight de perto na Suécia – clique para assistir ao vídeo.

caminhao mais rapido do mundo

Na quebra do recorde mundial o Iron Knight percorreu a distância de 0 a 1.000 m em 21,142 segundos, com uma velocidade média de 170,277 km/h. Na mesma prova, também foi batido o recorde mundial dos 0 a 500 m, atingidos em apenas 13,673 segundos, com 131,646 km/h de velocidade média. A velocidade máxima do caminhão chegou a 276 km/h.

O caminhão usa no eixo direcional pneus de medida 315/ 70R22.5 e no eixo de tração a medida 495/ 45R22.5, desenvolvidos a partir de carcaças Goodyear. As bandas de rodagem possuem desenhos e compostos desenvolvidos para suportar grandes velocidades e altas temperaturas, segundo a marca.

O Iron Knight é um caminhão projetado especialmente para bater recordes. Isso quer dizer que ele possui componentes que um caminhão convencional, projeto para transportar cargas e dar segurança ao motorista, não teria.

Para fazer uma comparação, listamos 6 diferenças entre o Iron Knight e um caminhão convencional, no caso o modelo FH da Volvo Trucks. Continue lendo e confira as diferenças.

 

Potência

O Iron Knight possui 2.400 cv de potência, enquanto o FH possui 540 cv. Segundo a Volvo, o chassi do Iron Knight tem reforços que asseguram rigidez estrutural, que possibilitam que o veículo tenha potência acima da média.

 

Torque

O Iron Knight possui 6.000 Nm de torque, enquanto o FH possui 2600 Nm.

 

Motor

Ambos tem capacidade para 13 litros. O motor do Iron Knight é do modelo D13 convencional, com modificações externas para alcançar desempenho máximo: duas entradas de ar com filtros abertos, quatro turbo compressores, e três intercoolers refrigerados a água.

A aerodinâmica da cabine também é diferenciada, com tomadas laterais que captam ar para os radiadores resfriarem o motor com alta eficiência.

 

Transmissão

A caixa de marchas I-Shift do Iron Knight é igual a do Volvo FH de produção em série. As únicas diferenças são o sistema de dupla embreagem, que permite manter o torque alto durante as trocas de marcha, e um disco de embreagem reforçado com materiais especiais para suportar os 6.000Nm de torque

 

Peso

O FH pesa 9 toneladas e o Iron Night pesa 4,5 toneladas. O caminhão mais rápido do mundo possui apenas o necessário, por isso sua cabine tem poucos adereços. Sendo mais leve, ele consegue alcançar velocidades maiores.

 

Peso por potência

O FH da Volvo possui 17 kg/cv e o Iron Knight possui 1,9 kg/cv, uma diferença significativa.

 

Um caminhão diferente

O Iron Knight não é um caminhão para o dia a dia. Ele foi pensado e construído com o objetivo de atingir performe máxima e demonstrar o potencial da tecnologia Volvo para caminhões.

Ainda que seja um veículo projetado para bater recordes, quem é do transporte não deixa de babar quando vê o caminhão mais rápido do mundo. Ele estará na Fenatran 2019, onde o público poderá conferir ao vivo essa máquina!

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados