Neste fim de ano, seja para lazer ou trabalho, muita gente vai descer e subir a serra. Você já enfrentou dificuldades ao passar por trechos assim? Descer a serra em segurança pode ser um desafio.

Leia também: 3 hábitos que diminuem segurança no trânsito

caminhão antigo descendo a serra na Anchieta

Leia ainda: Duplicação da Serra do Cafezal – o que mudou?

A passagem pela serra, principalmente a descida, pode ser bem complicada. A dificuldade aumenta quando se dirige um veículo tão pesado quanto um caminhão.

Por esse e outros motivos, ser caminhoneiro exige muita habilidade e responsabilidade.

Confira a seguir 6 passos para descer a serra em segurança:

 

1. Faça check-up antes de pegar estrada

viagem_segura_na_estrada

Antes de seguir viagem, cheque se seu caminhão está em boas condições para isso. Sempre revisar o seu bruto é importante para a segurança não só nas descidas, mas em todo o trajeto.

E não esqueça dos pneus! Não adianta nada ter um caminhão com freios e pastilhas em boas condições se seus pneus estiverem velhos demais.

 

2. Use a marcha

tecnologias ultrapassadas
Imagem: Mercedes Benz

Principalmente para os caminhões antigos, essa dica vale ouro! Use a marcha ao seu favor e reduza ao descer a Serra. Outra dica é usar a marcha pesada.

Descer com o caminhão na “banguela” pode ser uma atitude comum entre os motoristas, mas é extremamente perigosa, além de ser uma infração de trânsito. Ou seja, dá multa!

Trafegar com as marchas engrenadas evita que você perca o controle do caminhão e permite acionar com mais eficiência o freio motor.

 

3. Reduza a velocidade

limites_de_velocidade_destaque
Imagem: Doutor Multas

O condutor deve reduzir a velocidade ainda no alto da serra, antes de iniciar a descida. Nessa hora, o melhor é descer tranquilo, desacelerando.

Mesmo assim, se a descida estiver severa e algo der errado, o motorista pode contar com áreas de escape para diminuir a velocidade na descida.

 

4. Mantenha distância

autonomo e empregado

Se nas estradas normais o recomendado é manter uma distância segura dos outros veículos, na serra essa distância deve ser ainda maior.

É importante também evitar ultrapassagens. Visto que o caminhão, por ser mais pesado, enfrenta mais dificuldades ao descer a serra que os veículos menores, seria sensato por parte do motorista permitir que os outros veículos o ultrapassem e sigam viagem de maneira tranquila.

 

5. Use bem os freios

aumentar a seguranca no transito

Já no início da descida, é aconselhável que o motorista acione o sistema de freio-motor. Para os caminhões que não possuem freio motor, a dica é reduzir a marcha e descer devagar.

Preste atenção no uso do freio convencional e evite usá-lo em excesso ou para correção da velocidade. Utilizar o freio em excesso pode provocar o superaquecimento do sistema, reduzindo sua eficiência.

 

6. Cuidado com a neblina

neblina
Imagem: Sadi Transportes

Nos casos de neblina e chuva, que são extremamente comuns em descidas de serra, o cuidado deve ser redobrado.

Sempre use os faróis em nível baixo, reduza mais ainda a velocidade e aumente a distância em relação aos outros veículos. Também fique bem atento à sinalização do local.

Acesse também o Pé na Estrada no Facebook.

 

E você, tem alguma dica para descer a serra?

 

Por Pietra Alcântara

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here