sexta-feira, dezembro 4, 2020

7 cuidados para rodar na chuva

- Publicidade -

Estamos em época de chuvas, mas quando você está na estrada, nem sempre pode parar e esperar a chuva passar, por isso fique atento à estas dicas para aumentar sua segurança. Esteja você no caminhão, ônibus, carro, ou qualquer outro veículo, é sempre necessário mudar a forma de dirigir quando tem água caindo na pista.

manter as duas mãos no volante é um dos cuidados para rodar na chuva1 – Duas mãos no volante

Manter as mãos no volante é obrigatório por lei, mas muita gente acaba usando uma só, porém, durante a chuva, fica ainda mais importante obedecer essa lei, por existem outras forças atingindo o caminhão, que podem desviar a rota se o motorista não estiver segurando firme.

 

desligar aparelhos sonoros é um dos cuidados para rodar na chuva2 – Desligue aparelhos sonoros e visuais

Celulares, TV, DVD, até o rádio. Em um momento de chuva forte o motorista não pode se dar ao luxo de desviar a atenção por nada, por isso livre-se de toda a distração neste momento. Caso você seja carona em uma situação como essa, não distraia quem está ao volante.

 

cuidar dos faróis é um dos cuidados para rodar na chuva3 – Atenção aos faróis

Caminhões e ônibus já rodam com os faróis acesos o tempo todo, mas na chuva a iluminação diminui, por isso todos os veículos precisam ligar seus faróis, assim podem ser vistos a maior distância

 

 

aumentar a distância é um dos cuidados para rodar na chuva4 – Aumente a distância entre o você e o veículo da frente

Os freios ficam menos eficientes na chuva, tanto pela água que pode entrar no sistema quanto pela perda de aderência ao chão, logo, o veículo vai ter mais dificuldade de parar e precisará de mais espaço, sendo assim, aumente a distância com o veículo a sua frente.

 

diminuir a velocidade é um dos cuidados para rodar na chuva

5 – Diminua a velocidade

O princípio é o mesmo do anterior, a maior dificuldade de frenagem deve ser compensada por uma redução da velocidade, assim diminuem as chances de batidas, derrapadas e aquaplanagem.

 

 

não cruzar vias alagadas é um dos cuidados para rodar na chuva6 – Não cruze áreas alagadas

É muito perigoso passar por um local que você não consegue ver. Em regiões alagadas é maior a dificuldade de ver as margens da via e o motorista pode acabar saindo dela sem perceber. Existe também o risco de que a água encubra bueiros abertos e buracos, que podem engolir veículos pequenos e danificar os grandes.

 

evitar movimentos bruscos é um dos cuidados para rodar na chuva7 – Evite movimentos bruscos

Durante a chuva, a visibilidade fica prejudicada para todos que estão na via, por isso evite mudar de faixa rapidamente ou fazer paradas bruscas, pois outros veículos podem não te ver a tempo e causar um acidente. Não se esqueça também de sempre usar a seta.

 

 

Compartilhe essas dicas com o pessoal do trecho e boa viagem!

Por Paula Toco

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados