domingo, dezembro 5, 2021

Alterações no CTB desobrigam a especificação de cursos na CNH e traz problemas aos condutores

Após as recentes alterações no CTB, Código de Trânsito Brasileiro, que desobrigam a especificação de cursos na CNH, motoristas que possuem cursos como o Mopp (Movimentação de Produtos Perigosos) ou de Transporte de Passageiros, vem tendo muita dor de cabeça na hora de buscar oportunidades em empresas ligadas aos transportes. Recebemos alguns relatos afirmando surpresa e citando as dificuldades que os condutores estão enfrentando por conta das mudanças.

As alterações na lei

Dentre as mudanças ocorridas no Código de Trânsito Brasileiro que entraram em vigor no dia 12 de abril de 2021, foram publicadas três resoluções do Contran: 848/21, 849/21 e 850/21, que alteram alguns pontos importantes sobre os cursos especializados.

Resolução 848/21

Vale destacar que o artigo 2º da resolução 848/21 cita que o condutor deve ter em mãos os documentos relacionados aos cursos até que a informação seja divulgada no sistema do Renach:

Sempre que for obrigatória a aprovação em curso especializado, o condutor deverá portar sua comprovação até que essa informação seja registrada no RENACH, nos termos do § 4º do art. 27 da Resolução do CONTRAN nº 789, de 18 de junho de 2020

Ou seja, a partir de agora, apenas a informação que consta no Renach é válida, pois é proibido a inserção dessas informações ligadas a cursos nas CNHs emitidas a partir de agora.

Resolução 849/21

Já a resolução 849/21, altera a Resolução 789, de 18 de junho de 2020, que consolida normas sobre o processo de formação de condutores de veículos automotores e elétricos, alterando regras sobre a certificação e validade dos cursos especializados. Segundo o artigo 21, parágrafo 4, o Detran do respectivo estado, deverá enviar as informações relacionadas a aprovação diretamente ao Renach:

A medida afirma que: § 4º O órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal lançará no RENACH a aprovação nos cursos especializados, conforme codificação definida pelo órgão máximo executivo de trânsito da União. 

Vale destacar também o trecho da resolução que cita pontos em relação a validade dos cursos especializados, levando em consideração os condutores que possuem versões mais antigas da CNH.

No caso, a medida cita que: Para fins de fiscalização, as informações constantes no RENACH prevalecerão sobre eventual informação constante no campo
“observações” da CNH;

Resolução 850/21

A resolução 850/21 altera pontos importantes em relação às informações contidas na resolução 598/16, que cita modificações no layout do documento de habilitação e em requisitos de segurança

Uma dessas alterações encontra-se no artigo 3 da resolução e aborda as siglas ligadas aos cursos especializados no campo de “Observações” da CNH, que não serão mais utilizadas. O trecho afirma: Art. 3º Ficam revogados os códigos 11, 12, 13, 14, 17, 18 e 19 previstos na TABELA DE ABREVIATURAS A SEREM IMPRESSAS NA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO constante no ANEXO II da
Resolução CONTRAN nº 598, de 2016

Tabela de códigos que não deverão ser mais inclusos na CNH, dentro do campo de observações do documento
Tabela de códigos/cursos que não deverão ser mais incluídos dentro do campo de observações da CNH, de acordo com a resolução 850/21. Fonte: Denatran

Agora devem constar no campo “Observações” do documento, apenas informações como atividades remuneradas e alguns requisitos especiais para dirigir, como óculos e prótese auditiva, ou se existem adaptações no veículo, como o uso do pedal acelerador à esquerda, serão destacados no espaço.

A medida se encontra no artigo 7 da resolução, que diz: Dentro do campo “Observações” do modelo da CNH previsto no Anexo I desta Resolução, deverão constar as restrições médicas e a informação sobre o exercício de atividade remunerada, todos em formatos padronizados e abreviados, conforme Anexo II desta Resolução.”

No canal Trucão e Toco, já falamos sobre os perrengues que acontecem na hora de tirar a CNH, por conta da adoção de novas regras no CTB:

O que dizem os condutores?

Alguns condutores estranharam a falta das informações específicas dos cursos especializados no campo de “observações” da CNH. Esse foi o caso de Márcio, paranaense de Umuarama que nos enviou uma mensagem comentando sobre as mudanças. 

“Troquei de categoria D para E, mas meus cursos Mopp e transporte coletivo não vieram na nova CNH”, afirmou. Ele também cita que só foi avisado sobre as novas alterações realizadas no documento na auto escola em que realizou o curso para a mudança de categoria.

O desconhecimento das empresas

As empresas que ainda não se atualizaram em relação às alterações na lei ainda exigem as especificações dos cursos na CNH, entretanto, está proibido colocar os cursos na habilitação. Em mensagem enviada a nossa equipe, o instrutor de cursos especializados, Antonio Marcos, relata problemas com os empresários do setor:

“Ao término do curso, o condutor sairá com o certificado de conclusão da formação ou atualização e podendo trabalhar até que seja feita a inclusão do curso no Renach, ou seja, o curso não será mais lançado no campo específico da CNH. Infelizmente muitos profissionais estão sendo barrados pelas empresas e por seguradoras por desconhecerem a nova regra.”, disse.

Veja Também: Como são vistas as mudanças no CTB?

Por Daniel Santana

93 COMENTÁRIOS

    • Pelo menos aqui no Detran de Roraima você deve apenas fazer a biometria (tem que pagar a taxa da biometria), pagar a taxa de inserção de atividade remunerada e fazer o exame psicotécnico.

      Se você já estiver renovando a sua CNH, basta informar que deseja acrescentar na sua CNH o EAR, então faz a biometria (após pagar a taxa referente a captação biométrica e inserção do EAR, e agendar o dia da biometria), o exame exame psicotécnico e o exame de vista.

      Não acho que seja diferente em outros estados.

      • A mudança não é nada prática. O espaço para especificações se torna inútil. Digo o mesmo da mudança sobre as barbaridades cometidas por taxistas e motoristas de aplicativo. As mudanças propostas são inúteis e só atrapalham a condução segura. Se o individuo fez curso para determinada atuação, que isso seja divulgado no espaço devido, na cnh. Essas mudanças é de quem não tem mais nada pra fazer e inventa.

        • Eu Concordo plenamente.. não vi necessidade nenhuma de revogar a ostentação dos cursos na CNH.. porque agora com essas mudanças só vai atrasar o lado de quem vai consultar se temos ou não as devidas Qualificações para tais funções , a Exemplo disso , Existe Situações Diferentes Como, a Exemplo de Como Os Contratantes Ou Empresários Vão Ter Acesso A Consultar Se O Candidato a vaga Tem O Curso Ou Não? Outra Coisa Também é Se Por Exemplo O Condutor Chega Para Fazer Um Transporte De Produtos Perigosos Que Exige O MOPP por exemplo , Como É Que Eles Vão Checar Essas Coisas porque até Onde Eu Sei Por Experiência própria Você chegar Numa Refinaria Pra carregar A primeira coisa principal que pedem logo é Sua CNH com curso constando e o certificado do Curso.. enfim , oque Quero dizer é que Não Tinha Precisão De Terem Mexido nisso porque Não Tava Atrapalhando Em Nada Até Eles Fazer Essa Bagunça mudando as coisas.. Apesar que era um Gasto a mais pelo fato de ter que pagar uma taxa para incluir o curso na CNH impresso , Eu Ainda preferia É mais seguro e mais prático também..

    • As empresas irão consultar a cnh pelo site do detran, que demonstrará os cursos que o condutor adquiriu e suas atualizações. A única diferença que além de apresentar o certificado atualizado, as empresas RH terão mais trabalho para verificar a autenticidade dos cursos e validades.

      • Brasil país de ladrões , corruptos ,mais a categoria defendem ainda o presidente bolsomerdas ,com essas mudanças apenas favoreceu a elite e os jovens com dez anos para renovação da CNH , votem nele em 2022

    • Só é preciso Portar o certificado Até Que o Curso Seja Lançado No Sistema Renach da CNH.. o problema é que nem toda entidade Que ministram cursos Especializado não entrega certificado No Mesmo Dia Em Que o Candidato Conclui o curso que ele escolheu se capacitar.. aí em caso de precisar trabalhar de mediato com curso vai dá errado por falta do certificado.. Falo isso por Experiência Própria.. Que já fiz Curso Especializado Em Grandes Entidades Como Sest -Senat por exemplo , só me entregaram o certificado 20 dias depois que conclui o curso que fiz… é lamentável mais é realidade..

    • Bom dia, fiz o curso MOPP mas pra ter a carteira tenho que pagar um Duda de 117,40 fazer a prova no Detran, agora estão cobrando. O cara faz o curso pra conseguir um emprego e o estado faz uma sacanagem dessa.

      • Infelizmente é em Todo Brasil Amigo.. Eu Também Fiz O MOPP ano passado E tive que pagar também para fazer a prova e validar o curso.. E estão exigindo quer o candidato tenha feito o curso presencial ou a distância a prova é exigida é só assim é que o curso é lançado ao Renach da CNH.. agora confesso que o Duda cobrado aí é caro em? No meu estado é 20 reais que paga para fazer o exame teórico para validar..

    • Será que tem que pagar alguma taxa para colocar a informação no Renarch?Se tiver então está explicado.Detran é especialista em de uma forma ou de outra arrecadar dos motoristas.

      • É cobrado a taxa para Fazer o exame teórico para validar o curso mais depois de feito o exame automáticamente é lançado a informação no Renach sem cobrança nenhuma.. oque era cobrado era a alteração de cadastro do Condutor para que o curso viesse Impresso na carteira.. porém como revogaram sem necessidade agora não precisa mais pagar pra fazer isso.. na compensação o curso não vem mais impresso na CNH..

    • Sinceramente , na minha Humilde opinião ainda preferia que os cursos estivesse no campo de observações da CNH justamente pelo fato que Muitos contratantes ou empresários Não Tem Informações Corretas sobre esses assuntos na hora de Contratar e faz Exigências que Nem precisa para aquela função.. outra coisa , dessa forma também ficará mais difícil quando Um Agente De Trânsito Nos Atuar porque na maioria das vezes não tem nem como eles consulta se nosso curso tá válido ou não.. isso dificultará bastante nosso lado.. ou seja tinha precisão de mexer nisso assim de uma hora pra outra sem informar direito essas coisas como ia ficar sua afinidade vindo a complicar A Vida de Muitos Pais e mães de família que vive da Profissão?

    • Eu gostaria de saber como as empresas vão ficar sabendo sobre nossos cursos se não poder mais colocar lá na CNH e outra coisa e sobre o exame toxologico que e mais um problema

      • Infelismente estamos andando pro fim dos motoristas .nosso brasil chegou cresceu com caminhoes truck..com chofer sendo respeitado e admirado.abilitaçao com validade cuase indeterminada…porque eu tenho que sempre afirmar que sou proficional…estas renovaçao de abilitaçao exames em fim..meios de lezar o cidadão.

    • Bom dia.
      Pra mim essas alterações são irrelevantes porém, o que projudica de fato é, que o condutor só pode realizar os cursos dentro do estado que sua CNH foi tirada.
      No meu caso, minha CNH e do estado do Acre, e atualmente moro em Minas Gerais.
      Sendo assim, o Sest Senat, não permite que eu realize os cursos em uma unidade dentro de Minas Gerais.
      Alegam que mesmo o serviço sendo nacional, eles não tem acesso aos detrans de outros estados.
      Alegam que o CTB deixa a critério de cada Detran do estado resolver.
      Se a CNH e valida em todo território nacional é, o Sest Senat também abrange nacional, não entendo o porque de não ser possível ser lançado na CNH de outro estado.

      Aguardo algum esclarecimento sobre o assunto.

      Obrigado.

      • Nada haver, tb sou de Mg e fiz meus três cursos em santa Catarina antes de mudar de categoria, assim que mudei o setor pedagógico do curso se encarregou de fazer a homologação em meu prontuário, infelizmente preciso te dizer que este sest Senat não sabe de porra nenhuma, eu iria fazer os cursos com eles, daí me falaram que eu não poderia pq eu já estava em transição de mudança da categoria, eu simplesmente procurei outro Estado e resolvi meu b.o tranquilo.

      • Rapaz aí vai de cada situação.. por exemplo se a entidade for em um determinado estado e você for de outro mais essa entidade for credenciada ao DETRAN do seu estado tem sim como você fazer o curso em um estado e eles informar o Detran de onde sua CNH pertence.. Eu mesmo sou de Pernambuco , fiz o MOPP com o ICETRAN que é de Santa Catarina e Deu Certo.. pelo fato deles serem credenciados ao Detran do meu estado.. qualquer curso Especializado eles ministram .. o mesmo é para outras entidades se for credenciada ao DETRAN do seu estado da certo..

  1. Porque o vendedor que utiliza moto da empresa pra vender e roda o dia inteiro com a moto não tem direito ao adicional periculosidade e outro que faz o mesmo percurso ou menos tem direito ou será que duas espécie se seres humanos um e digno e outro não

  2. Ora, pra que descomplicar se pode burocratizar mais um pouco, não é verdade? Agora, o trabalhador vai precisar andar com uma pasta com todos os cursos feitos por ele eque deveriam constar no documento, já que existe espaço, e ja existem os códigos, por que mudar?

    • Amigo a ideia e facilitar. Em nenhum momento a resolução diz que você deverá andar com certificados. A fiscalização deve ocorrer via sistema Renach. A mudança se deu em virtude dos cursos terem validade de 5 anos e as CNH’s 10 anos para quem tem idade inferior a 5o anos.
      Se você fez o curso em uma instituição credenciada esse certificado vai ser lançado no sistema pelo DETRAN como já era feito e era por isso que ele vinha na sua cnh porque estava lançado e ponto.
      Caso a empresa solicite o curso apresente o certificado e a fiscalização deve ocorrer via sistema Renach, que é o previsto pelo CONTRAN

  3. Agora tem uma prova no Detran e pagamento de um Duda aqui no RJ não sabem informar nada direito já me passaram 4 códigos de Dudas diferentes.O Detran do Rio diz que tem que pagar um Duda para incluir não devem nem saber dessa resolução .

  4. Estou pleitinhando uma vaga em uma empresa e a mesma está exigindo as abreviatura dos cursos no campo de observação da minha CNH.
    TRUCAO: Como devo fazer pra resolver esse impace???

  5. Eu renovei a minha CNH em 12 de maio de 2021 , minha CNH veio só com a atividade remunerada e com a letra A que é uso de óculos , mais o meu transporte coletivo de passageiros e o mopp não veio , agora tenho que andar com os certificados na carteira de documentos para provar que tenho os cursos , lembrando que nem na CNH digital não vem os cursos , agora está muito difícil !

  6. bom dia gostaria de saber se a gente que tem os cursos mopp transporte coletivo têm como consultar se os cursos estão lançando no Renach?????

  7. Na minha habilitação antiga,tinha os cursos da atual resolução 987(antiga resolução 168) porém quando renovei não veio mais,e realmente os empregadores não estão atualizados, exigindo na carteira os cursos e numa situação dessa que vivemos muitos não estão conseguindo empregos por isso, pra mim gostava quando os cursos vinha na habilitação e os órgãos fiscalizadores era só entra no sistema e ver validade dos cursos.

    • Também concordo plenamente com você amigo.. Era muito melhor quando os cursos vinham impressos.. e realmente por falta de informações vai ficar mais difícil conseguir emprego na área com Exigência desnecessária..

    • Quem tem permanece até que você renove sua CNH ou Curso se vença.. como você renovou sua CNH e ele veio impresso , é bom você ficar atento a validade do seu curso porque ele vai vencer primeiro que a CNH , por esse fato o curso vai tá impresso na CNH mais Se não tiver no sistema Renach da CNH da problema.. no mais é só ficar atento a validade do seu curso.. em outra situação é daqui por diante caso você pretenda fazer mais algum curso como Cargas Indivisíveis , coletivo de passageiros , escolar ou para transporte de veículos de emergência , caso você faça algum desses não mais seram impressos na sua CNH..

  8. Sabe o que acho tudo isso nois motorista desse país se não lutarmos pra melhorar nossas condições trabalhos vamos ficar todos desempregados nesse país porque quem faz leis estão com salário melhor trabalha condições melhores enquanto nois motorista levamos esse país nas costas com impostos combustíveis tudo caro e os frentes lá enbaixo pra que pra dar salário melhor esses políticos que não tem noção o que passa nas estradas desse país e ainda quer tirar o que pagamos pra encontrar emprego melhor sendo as empresas exige experiência e cursos gente acorda vamos acabar transformando esse país que é rico numa Venezuela veja o que acontece lá não e justo nosso motorista trabalhadores aqui motorista pai familia

  9. Então se fomos parados pela PRF ,e outras autoridades que fiscalizam isso ,eles terão que consultar a nossa CNH ?

    MARCIO DE SOUZA
    CIDADE DE BETIM MG

  10. DESDE QUE TIREI MINHA CNH SEMPRE FOI CATEGORIA C. E AG? RENOVEI TIVE QUE PRATICAMENTE PEDIR AO DETRAN PARA BAIXA MINHA CATEGORIA PARA B. ENTREI ATE ENTREI D.P…! E AG? ABSURDO…! TENHO CERTEZA QUE FARAM ALGO PARA Q VOLTE MINHA CATEGORIA P C.! POIS JAMAIS DIRIGI CAMINHÃO ONIBUS ETC…! ABSURDO E PARA MIM MAIS UMA VEZ FIQUEI CONSTRANGIDA POR ISSO… NÃO ME CONFORMO.

  11. Só sobra pra que tralha agora a pouco fui informado que tenho que fazer curso de cinquenta horas pra trabalhar com prancha tenho cinquenta anos no transporte de carga vou abandonar a produção será que e nessecario um curso deste pra quem já está a tanto tempo carregando máquinas ter que ficar tanto tempo ouvindo blablabla

  12. é um absurdo essas emendas de leis, más o que mais me incomoda , é ter que fazer transferência de estado em uma renovação de CNH, sendo que a mesma é valida em todo território nacional, paguei recentemente R$ 196,00 em uma transferência do estado de RO para SP, onde resido no momento,se as novas placas não condizem estado ou cidade, e apenas Brasil, por que a CNH tem que ser transferida. Acho isso um absurdo, uma forma de tomar dinheiro do povo sem nescecidade.

  13. Boa Noite,como faço com meu exame toxicológico que vou fazer, faço ou não faço? minha habilitação vence só 2023, porém liguei ao DETRAN MA,e disseram que era pra fazer com urgência?
    Toda hora tem mudança

    • Aconteceu isto comigo também, fiz o curso no SEST/SENAT, paguei, fiz o teste final,fiz o exame com os instrutores, passei em todas as provas, agora o DETRAN não irá lançar na carteira de habilitação? OBS: Querem que eu pague tudo novamente e faça exames. Tiraram os direitos de termos estas informações na CNH. É um absurdo, paguei para ter uma profissão, só gastei dinheiro. Esta é mais uma corrupção do DETRAN… Brincadeira.

  14. Terminei agora de fazer reciclagem do curso transporte coletivo de passageiros
    E mop ,e fiquei sabendo dessas mudanças ,da resolução,848/21.
    Se roubar nossos veículos com todos os documentos no veículo estamos ferrados.
    (É Só No NOSSO)?

  15. Faltou explicar que a matéria é só pra ganhar acesso, as informações continuam vindo na habilitação, só que não vem mais em forma de cód., mas sim, abreviado. O renach sempre prevaleceu sobre a CNH. Uma vez que durante a validade da CNH, seu renach pode sofrer alterações como mudança de categoria ou cursos realizados, que só constarão quando a mesma for renovada, ou emitida 2 via.

  16. Muito obrigado Bolsonaro pela aptdao em nomear pessoas pouco especializadas ou oficiais das forças para esses cargos que requer estudo no campo. Parabéns capitão da RR.

  17. Bom dia ! Eu também tenho dúvida q fiz o exame toxicológicos e consta nz CNH e não tenho o certificado pq ficou no Detran de Manaus AM vou ter problema ou não ?? Att Francisco

  18. Ei tem muita gente seria no funcionalismo público e em diversas áreas,mas infelizmente tem pessoas aí que só fazem coisas,ou mudanças pra acabar e dificultar com a vida do trabalhador,o povo que não tem o que fazer,tenho certeza que não dependem da CNH pra viverem trabalhar ou sustentar sua família , não entendo o sistema e eletrônico o que que tem o renach colocar os dados na CNH já que em breve ela será quase que todas digitais ,que país difícil de se viver com esse burocratas,aff

  19. Bom dia a todos pelo o meu conhecimento no historico da cnh quando emitido ja estao todas as informações inclusive a informação sobre os cursos e concordo com a mudança no CTB mesmo com os cursos incluido na CNH as empresas ainda pedem os certificados.

  20. Desde que o Brasil é Brasil, nunca vi nascer uma Lei que viesse a beneficial a população brasileira. Todas as Leis nasceram pra ferrar o indivíduo, a começar pelo voto obrigatório e estatuto do desarmamento e agora, o tal exame toxicológico, além da Lei das palmadas e extinção do Código de Menores.
    Assassino menor de 18 anos não é assassino e, sim, infrator.
    Que barbaridade.

  21. O Detran não vai fazer nada para ajudar o trabalhador sim mais uma tachas ou mais um duda pra nós pagarmos já não basta tantos duras q pagamos isso é sim um roubo.

  22. Eu recentemente fiz o curso do Mop,coletivo passageiro,carga Divisível,paguei uma taxa pra vim na carteira de habilitação,faz 30 dias que não chega,com essas mudanças será que não vira mais pra mim a carteira,sou obrigado a fazer a prova tmb no Detran.

  23. Bom dia o Detran é um órgão incompetente, porque até a data de hoje os motoristas estão sem renovação da sua CNH , só que o Detran se esquece que as transportadoras não contrata motorista com a a CNH vencida por causa da seguradoras de cargas principalmente a opentch e abuonny . E agora querem que os motoristas profissionais que estão fazendo o curso mopp e de cargas indivisíveis agora tem pagar mais um Duda para fazer uma prova, vc vai ter que agendar isto e quando tiver vaga ou quando eles tiverem a boa vontade de atender os motoristas , se para renovar a CNH que é de necessidade para os mesmos trabalharem o Detran e está cagando e andando e só vivem as não funciona nada vcs acham que eles vão se encomodar com uma prova para os motoristas que fizeram os cursos do mopp e de cargas indivisíveis e também os outros . O Detran e o contran só estão pensando no dinheiro que este dois órgãos vão recadar as custas dos motoristas , até em mudar as normas na CNH para não ser obrigatório em colocar os cursos na CNH más o Detran não quer saber se está prejudicando os motoristas às transportadoras não quer saber tem que ter os cursos averbados na CNH porque se não contrata o motorista.

  24. Que eu acho mais um absurdo além de pagar pra renovar os cursos depois tem que pagar mais 80 reais no Detran pra fazer uma prova eu tenho 5 cursos 250 cada um depois mais 5 vezes 8 no detran.obs concordo com toxicológico mas tinha que ser para todos esses as pessoas de categoria b e é os que mais usa droga e a culpa só cai em cima do motorista profissional

  25. Eu ” Edicio Lavrador dos santos ” preciso de ajuda a pamcary me bloqueou e não diz o motivo ! Eu reagir um ataque de um marginal , o verme veio a óbito , eu paguei as autoridades por este homicídio , eu sempre trabalhei com Transporte , ônibus/ caminhão e carreta , nunca tive sinistro ou carga roubada! Inclusive trabalhei com a pamcary 3 anos pela Maroni , transparaguay , e outras , já faz 5 anos que várias empresas quer me contratar e quando chega na pamcary minha contratação é impedida , as sou aprovado em todas , e por não ser aprovado na pamcary , eu perco a vaga , me ajuda aí pessoal (11)952900388 edicio1968@hotmail.com /( CPF 47187166591 Edicio Lavrador dos santos) algum advogado ou amigo que tem conhecimento de como fazer ajuda nós , já procurei a defensoria pública e eles disseram que não pode me ajudar mais eu sei que chegando no ministério público tudo se resolve , tem alguém aí pra levar até o ministério público pra mim ? Eu só tenho a agradecer abraço até mais Edicio

  26. É uma alteração burra. Porque ao invés de proibir que apareça no campo “Observação”, porque apenas não deixou de ser obrigatório o porte da carteira e certificado do curso. Acho extremamente importante que seja impresso nas nossas cnh.

  27. Minha CNH foi emitida em Setembro e a mesma Consta no campo observações “EAR e Transporte Coletivo de Passageiros”…é muita balela e bagunca ao mesmo tempo

  28. Acabei de perder 3 pontos na minha CNH pq não estava com o certificado do curso, que já abrir o renach e coloquei os cursos no renache , mostrei ao guarda da PRF mesmo assim ele fez a multa e perdi 3 pontos, palhaçada desse Detran do RN . Posso recorrer ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados