terça-feira, junho 22, 2021

ANTT vai implantar RNTRC Digital a partir de agosto

Se você é caminhoneiro e precisa do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) para trabalhar, fique atento. A partir de agosto deste ano, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai disponibilizar o RNTRC Digital.

Lembrando que o adesivo do RNTRC deixou de ser obrigatório em junho de 2019 – entenda clicando aqui.

O prazo de validade para o cadastro do RNTRC foi extendido para 31 de julho pela ANTT, devido ao surto de coronavírus no país. A partir desta data, a agência irá disponibilizar o cadastro feito 100% pela internet.

O objetivo da medida é desburocratizar e simplificar o cadastro, bem como aprimorar a eficiência no transporte de cargas do país.

A ANTT iniciou, nesta semana, a fase piloto do RNTRC Digital. Nessa etapa, serão testados os processos de autenticação do usuário, integração do RNTRC Digital com as bases de dados da Receita Federal e Denatran, bem como as demais funcionalidades do sistema.

Com o RNTRC Digital, os transportadores poderão se cadastrar, recadastrar e fazer a gestão de sua frota sem precisar de atendimento presencial. Todas as informações serão verificadas por meio de integração e segurança da base de dados.

 

Outras mudanças além do RNTRC digital

Além do prazo de vencimento do registro, a ANTT fez outras mudanças. A exigência de Código Identificador da Operação de Transporte (Ciot) também está suspensa. A agência suspendeu a vigência da portaria que define as regras sobre o Ciot.

Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de veículos novos estão com vencimento suspenso, desde que ainda não expirados. A exigência de Certificado de Inspeção Veicular (CIV) está suspensa até dia 31 de julho. Essas alterações foram publicadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

Adaptado de ANTT

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados