domingo, setembro 27, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ANTT vai implantar RNTRC Digital a partir de agosto

- Publicidade -

Se você é caminhoneiro e precisa do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) para trabalhar, fique atento. A partir de agosto deste ano, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai disponibilizar o RNTRC Digital.

Lembrando que o adesivo do RNTRC deixou de ser obrigatório em junho de 2019 – entenda clicando aqui.

O prazo de validade para o cadastro do RNTRC foi extendido para 31 de julho pela ANTT, devido ao surto de coronavírus no país. A partir desta data, a agência irá disponibilizar o cadastro feito 100% pela internet.

O objetivo da medida é desburocratizar e simplificar o cadastro, bem como aprimorar a eficiência no transporte de cargas do país.

A ANTT iniciou, nesta semana, a fase piloto do RNTRC Digital. Nessa etapa, serão testados os processos de autenticação do usuário, integração do RNTRC Digital com as bases de dados da Receita Federal e Denatran, bem como as demais funcionalidades do sistema.

Com o RNTRC Digital, os transportadores poderão se cadastrar, recadastrar e fazer a gestão de sua frota sem precisar de atendimento presencial. Todas as informações serão verificadas por meio de integração e segurança da base de dados.

 

Outras mudanças além do RNTRC digital

Além do prazo de vencimento do registro, a ANTT fez outras mudanças. A exigência de Código Identificador da Operação de Transporte (Ciot) também está suspensa. A agência suspendeu a vigência da portaria que define as regras sobre o Ciot.

Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de veículos novos estão com vencimento suspenso, desde que ainda não expirados. A exigência de Certificado de Inspeção Veicular (CIV) está suspensa até dia 31 de julho. Essas alterações foram publicadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

Adaptado de ANTT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados