sexta-feira, março 29, 2024

Apesar da pandemia, Scania aposta em mineração e lança caminhão 10×4

Na última quinta-feira, 10, a Scania apresentou ao mercado seu novo caminhão 10×4, o único da indústria nacional segundo a montadora. O Scania G 540 10×4/6 XT Heavy Tipper foi desenvolvido para atender as demandas da mineração e da construção pesada, que compõe as grandes obras de infraestrutura, como hidrelétricas, por exemplo.

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caminhao 10x4
Imagem: Scania/Divulgação

“Apesar da pandemia, o ano de 2020 manteve o segmento da mineração estável, aquecido e propiciando grandes negócios para a Scania. Já as grandes construções vêm sendo retomadas gradativamente pelas iniciativas pública e privada”, relata Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

Para Fabricio Vieira, gerente de Soluções Off-Road da Scania no Brasil, o “mercado de mineração reagiu bem durante a pandemia, principalmente pela questão do câmbio desfavorável [a alta do dólar], que favoreceu exportações brasileiras”.

“Agosto foi o melhor para nós numa mensuração dos 30 últimos meses de vendas de produtos da gama off-road, com mais de 350 unidades comercializadas. Portanto, seguimos confiantes no potencial desses dois mercados para os próximos anos”, afirma Munhoz.

O lançamento entrará em circulação em abril de 2021. Até o momento da coletiva de lançamento, a Scania possuía 30 intenções de compra do novo modelo.

 

Mais peso bruto

O G 540 10×4 aumenta de 44 toneladas de capacidade de carga líquida do Heavy Tipper 8×4 para até 55 toneladas. Dessa forma, o peso bruto total (PBT) sobe para 69 t.

De acordo com a montadora, o caminhão 10×4 Scania possibilita até 15% de redução no custo por tonelada em relação aos caminhões 8×4, pois são necessários menos veículos para movimentar a mesma carga.

Para tracionar o novo modelo, a motorização possui tecnologia XPI de injeção de combustível em alta pressão, 540 cavalos de potência e 2.700Nm de torque. O propulsor da Nova Geração também tem a vantagem de economizar, no mínimo, 8% de combustível em comparação à gama anterior.

O caminhão 10×4 também está equipado com bogie traseiro (capacidade nominal de 36 t) e eixos direcionais (11 t cada um), eixo cardan e redutor de cubo com relação final 7.63, que possibilitam uma inigualável capacidade máxima de tração (CMT) de até 210 toneladas.

O quinto eixo do veículo tem um novo mecanismo de acionamento e mudou de posição (passando a ficar na frente do bogie traseiro). Para suportar a maior demanda de carga todo o conjunto de suspensão (molas, barras estabilizadoras e amortecedores) foi alterado.

O câmbio Opticruise 100% automatizado tem 14 velocidades e dispõe na alavanca do modo Off-Road, que ao ser acionado faz o propulsor girar em rotações mais amplas. O lay shaft brake, freio do eixo secundário, está incorporado para proporcionar trocas mais suaves.

O freio ganhou um reforço no sistema. O sistema de frenagem auxiliar possui freio hidráulico Scania Retarder com desacoplamento do rotor do trem de força, que funciona quando o sistema não estiver acionado para economizar combustível. Sua potência é de 4.100Nm.

Completam os itens de série, controle de tração, hill-hold (sistema de auxílio que segura o veículo em aclives, impedindo que ele recue no momento da saída), eixo traseiro com diferencial duplo, para-choque em aço com ângulo de ataque de 29º, proteção nos faróis, espelhos retrovisores reforçados e pino de reboque frontal com capacidade de 40 t.

 

Opcionais

O Heavy Tipper 10×4 pode ser equipado com alguns opcionais, entre eles, airbag no volante e airbag lateral de cortina (contra tombamento). O veículo também pode ser especificado com bafômetro, que só libera a partida após testar que o condutor não ingeriu bebidas alcóolicas nas últimas horas.

 

Fora de estrada

Para os segmentos fora de estrada (canavieiro, madeireiro, construção e mineração) a Nova Geração de caminhões oferece as cabines P, G e R com a linha vocacional XT. Há opções de alturas de teto diferentes, eixos e suspensões de molas ou pneumáticas adequadas a condições extremas, freio de estacionamento elétrico e soluções adaptadas para cada aplicação.

As potências vão de 220 a 620 cavalos e os torques de 1.000 a 3.000Nm. Já as trações disponíveis são 4×2, 4×4, 6×4, 6×6 e 8×4. E, agora a 10×4. Os veículos podem ser plataforma (chassi rígido) e cavalo mecânico.

 

Por Pietra Alcântara com informações da Scania

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