Desde que a Lei do Farol Aceso entrou em vigor, o Mercado esperava por soluções que não deixassem os motoristas se esquecerem de acender o farol baixo e também que permitissem o acendimento apenas deles, sem a necessidade de gastar luzes de lanternas a toa. A primeira solução que atende à legislação chegou rápido. A Bosch apresenta ao mercado de reposição automotiva relés de acendimento automático de faróis.

reles de acendimento automatico de farois


Imagem: Divulgação/Bosch

Funcionamento

A dispositivo é acionado em aproximadamente sete segundos após a partida do veículo, assim o motorista não precisa mais se preocupar em ligar os faróis. O dispositivo também é desativado automaticamente assim que o motorista desliga o veículo. O relé está disponível em duas versões – 12 e 24 volts, atendendo tanto o mercado de leves quanto o de pesados.

Ainda segundo a empresa, o produto oferece ampla cobertura da frota circulante, é desenvolvido para proporcionar longa vida útil, menor ruído na execução de sua aplicação, além de chaveamento de alta potência e funcionamento sob diversas temperaturas. A Bosch afirma também que o relé oferece melhor resistência à vibração, impactos e variações climáticas.

 

Mas qual a diferença com os relés proibidos?

Muita gente instalou relés diretamente no alternador, o que segundo as montadoras não traria nenhum problema ao veículo, mas era entendido pela PRF como uma violação da Resolução 227/2007 do CONTRAN, que exige que haja uma forma de ligar e desligar os faróis de forma manual. Segundo a Bosch, este relé é ligado na bateria e assim o motorista consegue efetuar o controle manualmente também, atendendo a resolução.

Se você tiver dúvidas quanto a Lei do Farol Aceso, veja nossa matéria completa clicando aqui.

 

Por Paula Toco com informações da Bosch

4 COMENTÁRIOS

  1. Um policial rodoviario me instruiu que não pode!!! É considerado alteração de caracteristica,haja visto,que para acender o farol,obrigatoriamente temos que acender tambem as lanternas, ou seja,multa do mesmo jeito!!!!

  2. Luiz, a lei do farol baixo, exige apenas os farois acesos, em momento algum cita a necessidade das lanternas também ligadas. O problema é que no Brasil tudo é feito e resolvido a toque de caixa, e quando é para arrecadar, a delícia nós envolve. Leis por aqui existem as pampas, nenhuma são cumpridas, somente as que geram lucros. Somos o país do berço esplêndido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here