quinta-feira, outubro 22, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Caminhão com traseira arqueada é flagrado no PR

- Publicidade -

A Policia Rodoviária Federal flagrou na tarde desta terça-feira, 23, na BR 376 em Ponta Grossa (PR), um caminhão com a traseira arqueada irregularmente.

Assista: Legislação sobre a traseira arqueada do caminhão

traseira arqueada
Imagem: PRF

A equipe da PRF abordou um caminhão que saiu de Anápolis (GO) com destino à Porto Alegre (RS), carregado com laranjas. O veículo apresentava inclinação da suspensão muito superior à permitida.

O motorista foi multado por alterar as características originais do veículo: multa grave com a perda de 5 pontos na habilitação e valor de R$ 195,23.

Por se tratar de carga perecível, o veículo não foi apreendido. O motorista recebeu um prazo para regularização e deverá apresentá-lo para vistoria.

 

Traseira arqueada: moda perigosa

Arrebitar a traseira do caminhão sempre foi motivo de polêmica e alguns estradeiros defendem a prática por estética ou até mesmo gosto pessoal.

Esse tipo de alteração eleva o centro de gravidade do veículo criando riscos adicionais de tombamento, além de uma sobrecarga no eixo dianteiro.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a inclinação da traseira do caminhão: o ângulo de inclinação da longarina de um veículo com mais de 3.500 kg não pode ser superior a 2 graus.

Traduzindo isso em centímetros, para um caminhão com 8 metros de carroceria, a diferença de altura do começo da carroceria para o final, tem que ser de apenas 28 centímetros. Apesar da determinação, hoje existem caminhões em que essa diferença passa de um metro.

 

Por Pietra Alcântara com informações da PRF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados