quinta-feira, setembro 23, 2021

Caminhão com vida própria? Mercedes lança na IAA novo Actros que se dirige sozinho

A IAA 2018, feira mais importante no segmento de veículos comerciais do mundo, está prestes a começar. Nesta terça-feira, diretamente de Hanover/Alemanha, a Mercedes-Benz já apresentou à imprensa seus lançamentos e trouxe um caminhão que parece ter vida própria! O novo Actros se dirige sozinho, mas precisa da presença do motorista para funcionar. Como assim?

actros_que_se_dirige_sozinho

Assista ao vivo o lançamento pelo Facebook do Pé na Estrada – clique aqui.

 

Lançamentos

actros_que_se_dirige_sozinho
Lançamento do Actros na IAA, em Hanover/Alemanha.

“Dirigindo o amanhã” é o lema do grupo Daimler para a IAA 2018 e os veículos apresentados hoje mostram isso. Na Alemanha, a meta é que até 2030 todos os veículos em circulação no país sejam elétricos. Por isso, a imersão das montadoras nas tecnologias elétricas e menos poluentes não são uma surpresa.

actros_que_se_dirige_sozinho
Van e ônibus Mercedes-Benz também são elétricos.

A montadora trouxe para o evento uma série de veículos elétricos. Além do Actros, foram lançados a Van e ônibus da Mercedes-Benz, ambos com tecnologia elétrica. Outro lançamento foi o caminhão Fuso Canter elétrico, modelo ainda não disponível no Brasil.

actros_que_se_dirige_sozinho
Lançamento da Van elétrica da Mercedes-Benz na IAA 2018.

 

Novo Actros

actros_que_se_dirige_sozinho
Tecnologias como o MirrorCam e Drive Assist estão presentes no novo Actros.

Ainda na IAA 2014, a Mercedes-Benz apresentou o conceito de “caminhão do futuro” com um veículo elétrico que se dirigia sozinho assim que era colocado em uma rodovia. Ou seja, na cidade, o motorista conduzia o veículo normalmente e nas estradas, a tecnologia dava conta do recado, fazendo curvas e acelerando de acordo com o trajeto.

Na época, o lançamento estava previsto para 2025. Entretanto, na IAA 2018 a montadora já apresenta um caminhão elétrico com todas essas tecnologias, o Actros, o que significa que o lançamento foi adiantado.

Actros_que_se_dirige_sozinho
Novo Actros exposto na IAA 2018.

O que o Actros traz de tão novo? O principal é sua tecnologia Drive Assist, que permite que o caminhão se dirija sozinho, como um piloto automático. O Drive Assist foi projetado especialmente para condução em rodovias e possui um detalhe importante: só funciona na presença do motorista, que deve manter as mãos sempre no volante.

Ou seja, apesar do “piloto automático”, o motorista não pode dormir enquanto o caminhão está em movimento, nem se ocupar em outras atividades. É necessário que ele esteja atento à estrada, com as mãos no volante. A tecnologia não exclui o motorista de caminhão da operação. Pelo contrário, ela exige a presença dele para seu funcionamento.

Outro detalhe importante do novo Actros é a MirrorCam, que tem a mesa função dos retrovisores. No lugar dos tradicionais espelhos, a montadora posicionou câmeras. Dentro da cabine, duas telas no formato de retrovisores mostram as imagens das câmeras, funcionando como um retrovisor eletrônico e diminuindo pontos cegos, segundo a empresa.

Actros_que_se_dirige_sozinho
O MirrorCam é uma câmera que funciona como retrovisor.

Para a Mercedes, a troca de retrovisores por câmeras melhora a segurança e a aerodinâmica do veículo, tornando o caminhão até 3% mais econômico. O Actros possui também um sensor de distância, tecnologia que já se faz presente em ônibus da marca no Brasil. Chamado de Brake Assist 5, ele possui sistemas que identificam riscos de acidente, além da presença de objetos e pessoas na via.

Actros_que_se_dirige_sozinho_cabine
Tela que mostra as imagens do MirrorCam se assemelha a um espelho retrovisor.

A Paula Toco já testou o caminhão e mostrou tudo em uma transmissão ao vivo no Facebook – clique aqui para assistir.

 

Mercado

A Mercedes anunciou também uma parceria com a montadora Foton, que é a única chinesa que se mantém no Brasil. Ainda não se sabe como essa parceria vai influenciar o mercado de caminhões na Europa e, consequentemente, no Brasil.

A partir da feira IAA 2018, os veículos lançados poderão ser encomendados e serão entregues na Europa a partir de 2019. No Brasil, a chegada desses lançamentos vai demorar um pouco mais.

Actros_que_se_dirige_sozinho

“Geralmente as tecnologias levam em média 3 anos após seu lançamento para chegar ao Brasil”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz no Brasil. Ou seja, o novo Actros deve chegar ao mercado brasileiro em 2022 – 3 anos antes do lançamento previsto pela montadora em edições passadas da IAA.

Acompanhe por aqui e por nossa página Pé na Estrada no Facebook as transmissões ao vivo direto da IAA 2018 em Hanover/Alemanha e fique por dentro de outros lançamentos como este.

 

E você, o que acha da novidade?

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados