Os veículos elétricos têm sido assunto nas montadoras e no setor de transporte, pois são, muito provavelmente, o futuro do segmento. Mas ainda são poucas e experimentais as soluções elétricas para veículos comerciais de carga. Empresas como Scania e Ford já investem na tecnologia.

A Mercedes apresentou um caminhão totalmente elétrico no ano passado e o Pé na Estrada mostrou essa inovação – clique aqui para saber mais. A Ford e a Deutsche também entraram no mercado e fizeram uma parceria para a distribuição de vans elétricas na Alemanha. Também tivemos uma matéria em vídeo sobre a BYD, empresa que trouxe para o Brasil veículos movidos à eletricidade, usando baterias recarregáveis e de alta capacidade. Para assistir a matéria, clique aqui.

Mas hoje, vamos falar do caminhão elétrico Terberg YT202-EV, que tem sido usado por dois anos pelo SCHERM Group. O cavalo-mecânico 100% elétrico possui transmissão automática Allison, o que possibilita o uso de toda a potência do motor elétrico da melhor maneira possível. Além disso, o e-truck pode ser manobrado e dirigido com facilidade.

transmissão

O caminhão elétrico está equipado com um motor síncrono trifásico (614 V), que desenvolve a potência máxima de 138 kW (188 hp). O caminhão que está sendo apresentado, tem peso bruto combinado (PBTC) de até 65 toneladas, possuindo um conversor de torque da transmissão, que multiplica o torque do motor durante as arrancadas e retomadas de velocidade. 

O veículo elétrico de 65 toneladas trabalha em uma operação de dois turnos oito vezes ao dia, cinco dias por semana, entre a planta da BMW, em Munique, e o centro logístico da SCHERM, que está a três quilômetros de distância. Desde que entrou em atividade, em 2015, o veículo já completou mais de três mil ciclos de transporte, rodando aproximadamente 17 mil quilômetros. Nos últimos dois anos, mais de oito mil litros de diesel foram economizados — deixando de emitir o equivalente a 22 toneladas de dióxido de carbono. “Queríamos provar que a mobilidade elétrica também funciona no transporte de mercadorias e alcançamos nosso objetivo”, comenta Frenzel.

Após os resultados obtidos pela SCHERM, a Elflein Spedition & Transport também começou a usar um caminhão elétrico, equipado com Allison, para transportes de curta distância para o BMW Group, em Leipzig, em novembro de 2016. Devido ao maior desempenho — seguindo o exemplo do veículo de Munique —, será possível reduzir em até 21 toneladas as emissões de dióxido de carbono, em Leipzig, a cada ano.

 caminhão elétrico

Veja mais informações sobre o caminhão elétrico Terberg YT202-EV:

Motor

Síncrono trifásico Siemens, com arrefecimento líquido

Potência / Torque

138 kW (188 hp), torque máximo de 720 Nm

Transmissão

Allison totalmente automática da Série 3000™

Pacote de baterias

Battery Packs

Capacidade: 112/169 kWh

Tecnologia: Lithium ion magnesium phosphate (LFMP)

Entre-eixos

3.400 mm

Peso a seco

10.000 kg

Peso Bruto Combinado (PBT)

65.000 kg

Velocidade máxima

45 km/h

 

Adaptado de Assessoria Allison Transmission

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