segunda-feira, junho 21, 2021

Caminhão que manobra sozinho é aposta da ZF na IAA 2018

Acompanhando a tendência de eletromobilidade da IAA, a montadora ZF trouxe novidades integrando automação, conectividade e eletrificação. Para a marca, a condução autônoma irá prevalecer mais rapidamente no segmento de veículos comerciais em virtude da necessidade de redução dos custos operacionais do veículo, além de ajudar a melhorar a segurança e eficiência. Confira os destaques da ZF na IAA 2018:

zf_destaque

 

ZF Innovation Van

ZF_Innovation_Van

Um dos destaques da montadora na feira foi o ZF Innovation Van, que demonstra como a conexão inteligente, a direção autônoma e uma condução totalmente elétrica oferecem suporte aos serviços de entrega de encomendas para atender às futuras exigências de entregas urbanas.

Ao mesmo tempo, esses veículos também poderão ajudar a reduzir as emissões e o tráfego nos centros das cidades. O ZF Innovation Van é baseado no supercomputador ZF ProAI, assim como seu conjunto de sensores constituído por câmera, radar e lidar.

Além de totalmente elétrico, o veículo vem equipado com funções de direção autônomas nível 4 e pode ser projetado para manobrar pelos centros das cidades de forma independente, permanecendo em sua faixa mesmo sem marcações nas vias, reconhecendo os semáforos e outras sinalizações de trânsito, respondendo a situações de risco repentinas.

Além disso, o ZF Innovation Van pode detectar e contornar obstáculos como veículos estacionados em fila dupla, por exemplo. A função “Follow Me” utiliza um controle remoto baseado em tablet e é especialmente útil para os motoristas.

Caso existam dois endereços próximos o suficiente para que o motorista consiga fazer a entrega a pé, o ZF Innovation Van o seguirá. Além disso, se não houver vaga de estacionamento disponível em um determinado endereço, o motorista poderá comandar o veículo para a próxima parada, que irá procurar por uma vaga de estacionamento sozinho.

Futuramente essa solução também ajudará a evitar congestionamentos causados por veículos de entrega, que geralmente são estacionados em fila dupla.

Ouça o podcast: Caminhões elétricos no Brasil – quando chegam?

 

Áreas restritas: mercado para condução autônoma

ZF_Innovation_Truck

Os dois mais recentes lançamentos mundiais da ZF – Innovation Truck e o Terminal Yard Tractor – mostram que a empresa está tentando responder aos desafios da logística inteligente. Esses veículos podem manobrar reboques e contêineres de forma totalmente autônoma, melhorando eficiência, velocidade e respeito ambiental nos terminais de cargas.

ZF_Terminal_Yard_Tractor

Além disso, eles contribuem na redução de acidentes e danos materiais. Por fim, esses veículos também podem ser a solução para a crescente escassez de trabalhadores qualificados no setor logístico.

Com manobras elétricas, funcionalidades híbridas e uma economia potencial de redução de combustível de até 7%, a ZF demonstra seu potencial de eletrificação em veículos comerciais pesados.

Veja também: O mistério foi revelado – conheça o F-MAX, novo caminhão da Ford

 

Adaptado de ZF Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados