segunda-feira, junho 21, 2021

Caminhões elétricos vão emitir sons para alertar pedestres na União Europeia

Para aumentar a segurança de pedestres, ciclistas e outros usuários das vias, a partir de 1º de julho de 2021, caminhões elétricos que circulam na União Europeia serão obrigados a emitir certos níveis de sons ao se deslocarem à velocidades inferiores a 20 km/h.

Veículos elétricos são bastante silenciosos e a emissão de sons vai ajudar pessoas que circulam no trânsito a identificar quando caminhões desse tipo estão se aproximando, para assim, evitar acidentes.

A intensidade do aviso sonoro depende da velocidade do veículo. À 20 km/h, o som deve ser de, no mínimo, 56 decibéis. Nos Estados Unidos, há legislação semelhante para veículos se deslocando a 30 km/h ou menos. Se o veículo for muito silencioso, passa a ser obrigatória a instalação de um sistema externo de alerta acústico (Acoustic Vehicle Alerting System – AVAS).

Caminhão elétrico Volvo
Imagem: Volvo/Divulgação

Em entrevista realizada ao Pé na Estrada em 2018, Luciano Matos, motorista que dirige caminhões elétricos, contou que o conforto sonoro desse tipo de veículo é muito maior para o caminhoneiro, entretanto é preciso ter cuidado com os pedestres ao dirigir esses caminhões:

“O pedestre quase não escuta o barulho do caminhão. Aliás, não ouve o barulho. Você chega próximo do pedestre e ele não ouve. Estacionar, na travessia de pedestres, no farol quando você sair, eles acham que você tá parado. É totalmente diferente”, disse ao programa.

Veja também: Caminhões elétricos – Veja 5 fatores que mudam para o motorista

No Brasil, a Volksvagem Caminhões, JAC Motors, FNM-Agrale e BYD são as empresas que têm caminhões elétricos circulando nas ruas do país. A fabricação desses caminhões ainda recebe pouco incentivo por aqui.

Volvo desenvolve sons especiais em seus caminhões elétricos para a nova lei na União Europeia

Para atender às novas exigências, a Volvo criou sons especiais para seus caminhões elétricos na Europa.

Segundo comunicado da marca, a Volvo Trucks desenvolveu um sistema de alerta acústico para seus caminhões elétricos, com sons únicos que foram projetados para serem agradáveis e discretos, tanto para motorista quanto para pessoas próximas.

“A nova legislação é bem-vinda. No trânsito, desde pequenos aprendemos a não depender somente do que vemos, mas também do que ouvimos. Com nosso novo sistema de alerta, queremos garantir que pedestres e ciclistas percebam quando há um caminhão elétrico nas proximidades.”, explica Anna Wrige Berling, diretora global de segurança no trânsito e de produto da Volvo Trucks.

Ainda de acordo com a empresa sueca, os caminhões elétricos da Volvo serão muito mais silenciosos do que os caminhões convencionais. “Os sons foram projetados para não atravessar paredes. Nossos veículos elétricos ainda poderão ser usados para entregas silenciosas à noite, além de contribuir para melhorias nas condições de trabalho para os motoristas e um meio ambiente mais limpo e silencioso.”, assegura Berling.

A Volvo explica que o sistema de alerta sonoro desenvolvido por sua equipe é composto por quatro sons diferentes, que sinalizam as ações do caminhão: parado, indo para frente, dando ré, etc. A intensidade dos sons varia de acordo com a velocidade do veículo e muda de frequência durante a aceleração e desaceleração.

Para ouvir o som dos caminhões elétricos da Volvo, basta clicar aqui

 

Por Wellington Nascimento com informações de Volvo Assessoria

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados