terça-feira, dezembro 1, 2020

Caminhoneiras mostram que a estrada também é lugar de mulher

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, vamos falar do papel das estradeiras nas rodovias. Sabemos que número de mulheres caminhoneiras é muito inferior ao de homens. Somente 0,2% dos motoristas de caminhão são mulheres, segundo dados da CNT. Mas algumas empresas estão querendo mudar essa realidade, como é o caso da Transjordano.

A transportadora possui em seu time uma série de mulheres caminhoneiras. Uma das motoristas da empresa é Alice Mara Presser, que já tem no currículo 13 anos de trabalho como motorista profissional.

caminhoneiras
Time de mulheres caminhoneiras da empresa Transjordano.

A profissional dirige um Actros, que realiza o transporte de combustível para a Raízen, cliente da TransJordano. “O caminhão é a minha vida. Todo dia estou junto com ele, até mais tempo do que com a minha própria família”, conta Alice Mara. “Mas as redes sociais nos aproximam. A gente se comunica, sabe onde o outro está e como está”. Em seu testemunho, ela revela muita satisfação com o sistema de freios do Actros. “Com os freios auxiliares, a parada é muito precisa quando a gente necessita”.

caminhoneiras
Repórter Paula Toco com as funcionárias da Transjordano, em Paulínea, SP.

A linha Actros é equipada com o EBS, um sistema de gerenciamento inteligente do freio de serviço com ABS, ASR e bloqueio de deslocamento para partida em rampa. A versão MegaSpace Segurança tem ainda com o Assistente Ativo de Frenagem (ABA), sistema de orientação de faixa de rolagem e controle de proximidade.

Infelizmente, algumas empresas ainda tem uma visão preconceituosa em relação à contratação de mulheres para esses cargos. Falamos sobre as vantagens de se contratar uma motorista mulher lá no site do Trucão.

Sabemos que, como qualquer profissão, ser motorista profissional tem seus desafios, tanto para homens quanto para mulheres. Há preocupação quanto à segurança durante as viagens e o tempo longe da família. Ainda sim, é possível ser bem sucedida na profissão sendo mulher. Muitas mulheres estradeiras estão aí para provar isso.

Veja também: Mulher no volante… O que isso significa?

E você, o que acha sobre a contratação de mulheres para serem estradeiras? Deixe sua opinião!

 

Por Pietra Alcântara com informações da Mercedes-Benz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados