sexta-feira, agosto 7, 2020
- Publicidade -

Carros autônomos poderão circular pela Califórnia a partir de abril

- Publicidade -

Os testes com carros autônomos, sem motorista, serão legais nas estradas da Califórnia a partir de 2 de abril. Os veículos poderão fazer o transporte de pessoas na região.

“Este é um grande passo para a tecnologia autônoma na Califórnia”, disse o diretor do DMV (Departamento de Automóveis), Jean Shiomoto, depois que o Escritório de Direito Administrativo do estado aprovou o uso dos veículos, em 26 de fevereiro.

carros_autonomos
Sem motorista, os carros autônomos precisarão de monitoramento remoto. | Imagem: General Motors

“A segurança é nossa principal preocupação e estamos prontos para começar a trabalhar com os fabricantes que estão preparados para testar veículos totalmente sem motorista na Califórnia”, ele afirma.

Os “carros-robô” foram autorizados nas estradas públicas do estado para testes desde setembro de 2014, mas a presença de um motorista de segurança ao volante era obrigatória. A partir de abril, isso não será mais necessário, mas alguma forma de monitoramento ainda será obrigatória, pelo menos por um tempo.

De acordo com esses regulamentos, os carros autônomos que estão sendo testados em vias públicas deverão ter um operador remoto que monitora o carro, pronto para assumir, caso necessário. Esse operador remoto – que supervisionará o carro de um local fora do veículo – também deve poder se comunicar com a aplicação da lei, bem como com os passageiros em caso de acidente.

Veja também: Caminhão autônomo – é o fim do caminhoneiro?

 

Dividindo opiniões

A decisão do estado da Califórnia foi imediatamente atacado pelo Consumer Watchdog, um grupo de defesa do consumidor. Eles afirmam que a tecnologia não está pronta para o controle remoto. Para eles, a operação dos veículos de longe transformaria o teste de carros autônomos em “um jogo de vídeo mortal que ameaça a segurança rodoviária”.

Para estar autorizado a transportar os membros do público, um carro robótico deve ter um gravador de dados, defesas contra ataques cibernéticos e “comandos falsos de controle do veículo”, além da “capacidade de exibir ou transferir informações do proprietário ou do operador do veículo em caso de colisão”, declara o DMV em um comunicado à imprensa.

Cinquenta fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia – entre eles Google, GM, Tesla, Ford, BMW, Toyota, Honda, Mercedes Benz e Volkswagen – possuem permissões para testar veículos autônomos com drivers de segurança na via pública da Califórnia, segundo informações do DMV.

E você, o que acha dos testes com veículos autônomos, sem motoristas?

 
Adaptado de Transport Topics

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados