sábado, outubro 24, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

CNHs para surdos cresce no Estado de São Paulo

- Publicidade -

Desde 2013, o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) oferece atendimento exclusivo a surdos. No ano passado, a emissão de CNHs teve um aumento de 38,5% com um total de 5.889 carteiras, possibilitando a inclusão e  diversidade no trânsito.

CNH para surdos
Gráfico Detran.Sp

Veja também: CNH especial – quem tem deficiência motora pode dirigir profissionalmente?

Mais atenciosos no trânsito

surdos

A prevenção e atenção que os surdos têm no trânsito, devido a perda auditiva, os tornaram um dos grupos de condutores com menor índice de CNHs suspensas, afirmou a gerente da Escola Pública de Trânsito (EPT), Rosana Soares Néspoli.

“Os condutores surdos costumam ser organizados e prevenidos. Planejam o trajeto antes de sair de casa. Devido a perda auditiva, eles têm a virtude de serem mais atenciosos no trânsito. Essa virtude é digna de nota e supera qualquer forma de preconceito.”

 

surdos
Foto:Emerson Luiz de Araújo Andrade Crédito: Detran.SP

O Instrutor da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Emerson Luiz de Araújo Andrade, tem 28 anos e foi diagnosticado com surdez desde o nascimento. Seu sonho é conseguir dirigir até a praia e nunca imaginou que um dia  poderia ter a oportunidade de tirar carteira de habilitação.

Andrade também relatou que não tinha segurança para fazer os testes e foi encorajado pela experiência de amigos surdos, que fizeram as provas do Detran, para conseguir concretizar seu sonho.

 “Eles me disseram que era tranquilo, que tinha auxílio. Então fui lá e fiz”, disse Andrade.

 

surdos
Foto:Bruno Dadalto Barbosa Crédito: Detran.SP

Bruno Dadalto Barbosa tem 30 anos e passou na prova teórica. Em breve vai fazer o exame prático. Seu sonho é conseguir tirar a carteira para usar o  automóvel da família para  passear, ir ao mercado e conseguir um emprego de motorista, uma vez que a maior dificuldade com trabalho é a comunicação, segundo Barbosa.

“Uma das nossas maiores dificuldades com emprego é a comunicação. Como motorista é uma atividade que não exige tanta comunicação, é uma oportunidade. Futuramente, pretendo também tirar carteira para dirigir caminhão.”

 

Saiba mais sobre a inclusão de deficientes físicos no mundo do transporte com o  Pé Na Estrada:

Atendimento no Detran.SP 

O programa de atenção à acessibilidade do Detran SP em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência firmaram um protocolo com finalidade de facilitar o acesso de pessoas surdas para tirar CNH e auxiliá-las nas provas teóricas, para assim, promover igualdade entre os cidadãos.

O teste teórico é adaptado para os surdos por meio de uma intérprete de Libras que ajuda o candidato na leitura das questões. No site do Detran.SP www.detran.sp.gov.br existe um tutorial em Libras para orientar os cidadãos surdos sobre o processo de habilitação.

Tem alguma dúvida sobre como está a legislação para portadores de deficiência? Confira o vídeo do Trucão & Toco:

 

Por Isabella Gonçalves com informações do Detran.SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados