quinta-feira, outubro 22, 2020
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Cobrança de pedágio retorna à Freeway

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Após sete meses sem cobrança de pedágio na BR 290, a rodovia apelidada de Freeway – principal via de ligação entre Porto Alegre e o Litoral Norte – voltou a ter a cobrança nesta sexta-feira, 15. Com as tarifas, retornam, também, serviços de informações, socorro médico e guinchos prestados pela nova administradora, a CCR ViaSul.

Leia também: Trecho Sul da BR 101 pode ganhar 4 praças de pedágio

O início da cobrança foi marcado por filas e dúvidas de motoristas que passavam pela rodovia nesta manhã. No pedágio de Gravataí, por volta das 6h30min, pelo menos cinco veículos aguardavam nas cancelas disponíveis.

Alguns caminhões com chips antigos de permissão de passagem estavam sendo bloqueados ao tentar passar sem parar. Algumas empresas com o equipamento de passagem rápida ainda não estão cadastrados ao sistema da CCR ViaSul.

 

Valores

A partir desta sexta, a praça de Gravataí tem tarifa de R$ 4,40 por eixo nos dois sentidos. Em Santo Antônio da Patrulha, inicialmente, o valor será de R$ 8,80 por eixo, apenas na direção Porto Alegre-Litoral. A projeção é de que a cobrança ocorra nos dois sentidos a partir de agosto de 2020. Quando isso ocorrer, o preço atual na praça deverá ser dividido pela metade entre as duas direções.

 

Concessão

Nos primeiros seis meses, a concessionária planeja acelerar trabalhos emergenciais de conservação, como tapa-buracos e reparos no acostamento. Outras novidades levarão mais tempo, como a instalação de controladores de velocidade, cujo prazo vai até fevereiro de 2020. Segundo a CCR ViaSul, o número de equipamentos está em análise com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e será definido nos próximos meses.

A CCR ViaSul, além da freeway e do trecho da BR-290 sobre a ponte do Guaíba, na Capital, responde pela chamada Rodovia de Integração Sul, que engloba, ainda, as BRs 386 (Canoas a Carazinho), 101 (Osório a Torres) e 448 (Rodovia do Parque), nas quais a empresa deverá operar a partir de agosto com atendimento de guinchos e ambulâncias, por exemplo.  

Ao longo de 30 anos, a concessionária deverá investir R$ 13,4 bilhões nas quatro rodovias. A companhia ainda não detalhou qual será a fatia destinada à freeway. Informou que, no momento, “está sendo feita avaliação das necessidades de cada trecho”.

 

Com informações da Gauchazh

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