segunda-feira, setembro 28, 2020
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Com escassez de caminhoneiros na Europa, lançamentos MAN focam no motorista

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Na semana passada, a MAN lançou na Alemanha a nova geração de caminhões 2021, destinada a operações no continente europeu. Diferentemente do Brasil, há escassez de caminhoneiros na Europa, que pode piorar ao longo dos anos. A solução da MAN foi apostar em soluções que focam na melhora da experiência do motorista.

Segundo a montadora, a nova geração de brutos traz um novo nível de conforto, segurança, eficiência e conectividade, segundo o exemplo de edições anteriores dos mesmos modelos.

Leia também: Tesla quer acelerar produção de caminhão elétrico para 2020

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Com escassez de caminhoneiros na Europa, lançamentos MAN focam no motorista | Imagem: MAN/Divulgação

Os lançamentos incluem caminhões como o MAN TGL, TGM, TGS e TGX de 7,5 a 41 toneladas.

 

Mercado europeu

As necessidades do transporte rodoviário de cargas muda de continente para continente. A MAN pensou nas demandas do mercado europeu na hora de desenvolver a nova geração de caminhões.

man caminhoneiros na europa
Interior da cabine com leito | Imagem: MAN/Divulgação

A montadora acredita que o volume de transporte somente na União Europeia deve aumentar em 40% nos próximos 20 anos. Ao mesmo tempo, leis mais rigorosas sobre redução de emissões de CO2 se tornam cada vez mais comuns. A MAN estima que elas podem aumentar em 15% até 2025 (com uma redução adicional em 30% até 2030). 

Outra particularidade é a escassez de caminhoneiros na Europa. Segundo as estimativas atuais, na Alemanha haverá uma escassez de cerca de 150 mil motoristas profissionais qualificados apenas nos próximos dois anos. Por isso, pensar no conforto do caminhoneiro é uma questão de sobrevivência do setor no continente europeu.

Além disso, a digitalização cada vez mais abrangente em todos os processos logísticos estabelece um ritmo acelerado para as empresas de transporte.

“Pelo bem [dos clientes], precisamos estar um passo à frente dessas mudanças com todos os seus efeitos diretos e indiretos. Fazemos isso com nossa nova geração de caminhões”, explica Joachim Drees, presidente do conselho executivo da MAN.

  

Modelos para diferentes aplicações

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MAN TGX | Imagem: MAN/Divulgação

Os modelos MAN TGX, reconhecidos por suas cabines largas, longas e altas, são mais indicados para viagens de tiro longo.O novo TGX apresenta três séries de motores: o MAN D38, que vai até 640 cv; o MAN D26 de potencia média de 430 cv a 510 cv; ou para transporte leve de longo curso, o MAN D15 de 330 a 400 cv.

Com uma variedade de opções, o MAN TGX cobre uma faixa de 18 a 41 toneladas de peso bruto total (PBT) do veículo. Para aplicações pesadas, é possível um peso bruto de 250 toneladas.

Já o novo MAN TGS tem como alvo os setores construção, distribuição e serviços municipais. Esse modelo é caracterizado por cabines estreitas, porque em aplicações típicas, o baixo peso sem carga e a boa visibilidade são essenciais. 

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MAN TGS | Imagem: MAN/Divulgação

Em termos de unidades de potência, o TGS possui motor D26 ou D15, cobrindo uma ampla faixa de potência de 330 a 510 cv.

Os modelos MAN TGL e MAN TGM são das categorias média e leve. Há uma escolha de quatro novas cabines: curta, longa, alta com leito e a cabine com espaço para passageiros.

Esse tipo de cabine é usado na Europa na indústria de construção, por prestadores de serviços municipais e por serviços de emergência. 

Com sua versão de 4 cilindros do motor D08, o novo TGL cobre uma faixa de 7,5 a 12 toneladas. Se a faixa de potência de 160 a 220 cv dessa unidade não for suficiente, o TGL também poderá ser equipado com o motor D08 de 6 cilindros e 250 cv.

A linha MAN TGM se estende até um D08 de 6 cilindros e 320 cv. A gama de tonelagem do novo MAN TGM ocupa o ponto onde o novo MAN TGL para, estendendo-se de 12, 15 e 18 toneladas a 26 toneladas de peso bruto do veículo. 

 

Eficiência e outras particularidades

A nova geração de caminhões MAN vem com sistema Euro 6d, que faz as máquinas economizarem até 8% do combustível em comparação com aa versão anterior, em aplicações clássicas de transporte de tiro longo. Com isso, há redução também da emissão de CO2 desses veículos.

A aerodinâmica do novo design de veículo também participa dessa redução, segundo a montadora. 

São destaque as melhorias do produto para componentes e nas áreas de manutenção e serviço reduzem os custos de vida útil.

Além disso, o sistema de gerenciamento de manutenção digitalizado da MAN promete reduzir custos operacionais e garantir a máxima disponibilidade dos novos veículos MAN TG. O gerenciamento de frota e os motoristas são acompanhados virtualmente e podem usar serviços digitais a partir da plataforma de gerenciamento da MAN.

Os desenvolvedores da MAN falaram com cerca de 700 motoristas, apresentando diferentes protótipos e usando o feedback dos profissionais para montar a nova série de caminhões.

 

Por Pietra Alcântara

43 COMENTÁRIOS

  1. Olá boa tarde,vi a cima na matéria que está faltando profissionais na área da direção principalmente na Europa,faço a seguinte pergunta como faço para participar de algum processo seletivo para uma possível vaga,sou motorista profissional e atendo alguns requisitos,como CNH E,curso de carga perigosa e outros,todos incluso na CNH.

    • Na verdade é que os motoristas de pequeno,médio, e grande porte de veículos , não são valorizado e respeitado aqui no Brasil.pra entrar numa empresa, é muita burocracia muita exigência, falta oportunidade mesmo aqueles que não tem experiência.ai eu pergunto: como esses motoristas vão ter sua oportunidade?Se as empresas não dão essas oportunidades. Claro que não são todas, mas a maioria dessas empresas são muito burocráticos a esse tipo de trabalho

    • Concordo com os companheiros já citado acima. Aqui é uma dificuldade do diabo pra contratar um motorista pra essas empresas da uma oportunidade que mesmos com tudo na mão inda pedem uma eternidade de experiência como se não dão oportunidade. Até parece que alguém vai gastar dinheiro prá fazendo tira uma CNH E é fazendo todos os cursos na hária pra nada ou só porque quer ficar olhando pró papel é uma vergonha esse paí se você tem restrição financeira não contrata a lei existe más não se cumpre vergonha.

  2. Boa tarde mais a escassez não é só por conta de conforto mais sim falta de um bom salário planos de saúde e por não poder carregar a família pois as maiorias da empresas não permite que o motorista entre pra carregar ou descarregar com a família
    E muitas transportadora não permite que seu motorista carregue sua família.

  3. Eu adoraria ir trabalhar na Europa.
    Já que às empresas Brasileiras, não dão o devido valor aos motoristas Brasileiros.
    Somos tratados aqui no Brasil como lixo.
    E olhe que são os caminhoneiros que fazem o Brasil não parar.
    Mas somos tratados como lixo.

  4. Boa tarde eu tenho enternece em ir já tirei minha permissão internacional pra dirigir só falta só meu passaporte e só eu e deus
    (63)992765971

  5. Infelizmente vejo só matéria falando da alta falta de motorista na Europa. Só que as leis aqui na Europa e muito absurda para trocar a carta do Brasil para aqui. Uma burocracia enorme. Invés do governo facilitar a vinda de imigrantes que queiram trabalhar nesta área. Facilitando a trocar do documento.

  6. Tenho enterece de trabalhar em outros países é só convidar que a mala já está pronta tenho passaporte,pode ser na Austrália Canadá Portugal ou estados unidos tô dentro e tenho experiência com pesado ok um forte abraço e fico no aguardo.
    camioneiro no Brasil é sem futuro.

  7. Falta de motorista na Europa? Hahahaha que treta o que nao falta e’ motorista a’ procura de emprego , claro que ha sempre oportunidades para quem quiser viver que nem.um.bicho e salario baixo ,fazerem tantos km para ganhar uma.miseria ,caiam na real

  8. Me chamo Anselmo trabalho de motorista, fiz a leitura do testo apresentado que na Europa está precisando de pessoas para trabalhar de motorista, se eu tiver uma oportunidade de ir embora me candidato a vaga

  9. Também tenho interesse em trabalhar na Europa. Sou motorista de carreta e rodotrens. Tenho experiência em estradas estaduais e interestaduais. CNH “AE” – Curso Mopp, direção defensiva, e outros. Também tenho ensino médio completo. Telefone: 13-99790-0230 e 11-93058-5518

  10. Eu quero ir tenho categoria E eo curso MOP aqui no Brasil, pôr favor me fichem estou desempregado necessitando de salário,pelo amor de Deus e Jesus Cristo Filho pôr favor me ajudem estou pedindo socorro.

  11. Me chamo Diego carlos gomes CNH categoria D curso mopp nr35 nr20 curso de operador me munck operador de guindastes operador de máquinas pesadas operador de empilhadeiras meu contato 21 994531121

  12. Aqui no Brasil além de ser difícil conseguir trabalhar na profissão, tem que estar disposto a colocar sua vida em risco nessas rodovias da morte enfrentando de tudo na estrada o jeito ir para Europa tentar por lá remuneração melhor e qualidade de vida.

  13. Primeira : para trabalhar em outros pais é saber falar fluentimente a lingua local ..
    Segunda : é a Empresa de la contratatar voce aqui , caso contrario você estara inlegal…
    Terceira : o custo para Uma Empresa fazer isso è muito Alto , vir buscar você aqui …
    O mais certo é você arrumar um casamento para obter dupla nacionalidade … Fica dica … Boa sorte galera … Com Deus e os anjos ..

  14. Sou caminhoneiro apaixonado pela profissão , muito eficiente por sinal com responsabilidade no que faço , mas meu país o sistema não permite a minha atuação no mercado de trabalho tenho quarentena e um anos tenho mais vinte ou mais de vida produtiva . Gostaria de provar o valor de um ser humano fora de um sistema corroído quanto temos aqui.

  15. Luiz António ferraz do Nascimento gostaria também de um emprego fora do Brazil tenho toda experiências so falta oportunidade para mim essas empresa deveriam nos ajudar para conseguir uma vaga dessa com um contrato de trabalho seria muito mais fácil eu concordaria em arcar até com as despesas que eles iriam gastar após ter um trabalho fixo com certeza alguma empresa disposta eu estou disposto tenho 41 Anos

  16. Meu nome é Ubiraci Almeida da Silveira. Sou motorista profissional desde 1994, apos 4 anos de Exercito Brasileiro. CNH E/A com Atividade Remunerada MOPP CVC E Passageiro, e mais alguns.
    Tenho interesse.

  17. Concordo com os colegas principalmente agora em meio a essa pandemia sou motorista e se tivesse uma seleção com certeza mim canditaria sim a vaga na europa tudo pra dar o melhor pra família e ter o privilégio de pilotar uma máquina dessa juntaria o útil ao agradável

  18. É muito difícil umnempregador Europeu, poder dar uma vaga de Motorista a um Brasileiro cujo o mesmo nem sabe corretamente escrever a própria língua do idioma de origem.
    Pode-se ter anos fe Bitrem… Puxar madeira bruta, 30 metros, combustível o que quer qur seja… Se não ao menos souber se identificar e escrever corretamente. Se já no Brasil quem possui estudo já é difícil… Calcule pra quem quer dirigir na Alemanha.

  19. Bom dia, tenho os requisitos de profissional,CNH A/E ,e tenho experiência na carteira de trabalho só falta uma oportunidade para ir p/ Europa estou a disposição.

  20. Aos caros colegas de profissão deixo essa informação: Vim da Europa devido à pandemia e pretendo voltar em breve. Todas essas notícias sobre caminhoneiros (camionista condutor de pesados) na Europa é verdade no que refere a bom salário (acima de 2.000 euros) condições e horários são respeitadas, os brutos são ferramentas de primeira, as empresas contratam rapidamente, as estradas são um tapete, etc… PORÉM não é tão simples trocar a CNH brasileira pela carta de condução da Europa. O indivíduo tem que emitir os documentos da Europa, receber o cartão de residência no SEF para então solicitar a carta de condução, fazer um curso de tacógrafo(cartão semelhante ao bancário com chip) diferente do Brasil que ainda é disco de papel, dar entrada no IMTT (Detran da Europa), fazer curso de legislação de trânsito. Resumindo tudo isso leva pelo menos no mínimo 1 ano. Vencendo todas as etapas não falta emprego, boas condições de trabalho e salário ótimo, mas não é simples!
    Precisa ter coragem e disposição para não desistir. Motorista de pesados é umas das maiores remunerações da Europa, difícil é passar pela exigências dos documentos. Para os colegas que tem esse objetivo , vá com uma boa reserva em dinheiro e “parte para cima” e não desista, nem se compara com o Brasil.

  21. Olá, gostaria de saber quais as possibilidades de participar de algum processo seletivo para trabalhar em qualquer ramo de transporte na Europa, pois atendo todos os requisitos e experiência em carteira.. obrigado…

  22. Boa tarde pra todos.
    Eu gostaria de fazer parte dessa família de motoristas que deseja ir pra Europa trabalhar.
    Desde que tudo pago por eles.
    Sou motorista da categoria D, tenho curso Mopp CVE transporte coletivo e escolar, tudo incluso na carteira de ablitacao.
    Mas minhas esperiencias de rodagem são mais nós 3/4. Ou ônibus.
    Sou sozinho e estou a disposição…

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