segunda-feira, outubro 26, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Como comprovar experiência sem carteira de trabalho?

- Publicidade -

Muitas empresas – para não dizer todas – só contratam motoristas com experiência comprovada em carteira. Por isso, é importante que o estradeiro tenha sua carteira de trabalho sempre atualizada.

Veja também: Lei do Farol Aceso corre o risco de ser suspensa

Mas e se o caminhoneiro estiver sem a carteira de trabalho? Dá para comprovar a experiência mesmo assim? Essa foi a pergunta do parceiro Claudinvan Gomes, que sofreu um assalto e teve a carteira de trabalho levada.

“na carteira eu tinha 2 anos de serviço registrados. uma das empresas da qual trabalhei não existe mais. Como faço para comprovar os anos de experiÊncia como motorista?”

Claudinvan, existem várias maneiras. De acordo com a advogada Maria Faiock do SOS Previdência, você pode pesquisar na base de dados do INSS. Para isso é só solicitar um extrato previdenciário, que tem o registro de todos os seus vínculos trabalhistas. Este documento, quando impresso, já é o suficiente para comprovar sua experiência.

Você também pode emitir uma nova carteira de trabalho e ir nas empresas que já trabalhou, pedindo para que eles emitam uma declaração de que você trabalhou ali e que registrem sua nova carteira. Você pode ainda pedir a emissão de sua ficha de funcionário.

Outra opção é ir à Caixa Econômica e pedir um extrato analítico, que constará sua experiência de trabalho.

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pelo canal do Youtube Programa Pé na Estrada, ao vivo direto da Web Estrada. Nossas transmissões acontecem sempre por volta de 12h todas as segundas e sextas-feiras.

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados