lona_tipoLona de PVC, algodão ou tela. Os materiais são variados, mas a finalidade é uma só: proteger a carga. A escolha da cobertura certa depende do que se está transportando.

Segundo Rosemeire Branco, gerente comercial da fabricante de lonas Cipatex, a lona produzida em PVC é mais indicada para cargas de grãos, areia, pedra, cimento, carvão e adubo. A de algodão é adequada para cargas secas, como sacarias de farinha, café e açúcar. Já a tela é mais usada para cobrir a caçamba.

A resistência da lona também é muito importante. “No caso da lona de PVC, o ideal é optar por um produto com resistência à temperatura e impermeável, e que possua garantia de fábrica. É importante verificar a qualidade das bainhas da lona e das argolas”, afirma Rosemeire.

Dicas de manutenção para a lona durar mais

O material pode ser bom, mas se o motorista não tiver cuidados básicos vai reduzir a vida útil da lona.
• Limpe com água e sabão neutro. Evite solventes e escovas, para não correr o risco de tirar o plastificante da lona de PVC.
• Não use cantoneiras de metal sobre a lona.
• Não arraste a lona sobre superfícies ásperas e imperfeitas
• Não guarde a lona suja ou molhada.
• Não forçar a lona contra quinas e cantos da carroceria.
• Não usar ganchos ou ferramentas para puxar as argolas.
• Não deixar a lona solta na parte traseira.

Por Jaime Alves com informações da Cipatex

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