sexta-feira, outubro 30, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Confira 4 lançamentos em implementos na Fenatran 2019

- Publicidade -

A Fenatran, que acontece a cada 2 anos, é um prato cheio para os amantes de caminhão e para quem trabalha no ramo dos transportes. Além das novidades de cada montadora – que já falamos por aqui – outras empresas com produtos que envolvem toda a logística de transporte de cargas estão presentes no evento. Isso inclui implementos, indispensáveis para operações específicas. Separamos quatro novidades em implementos na Fenatran e vamos destacá-las por aqui.

 

Truckvan

truckvan vidro semi reboque

A Truckvan está na Fenatran 2019 com um estande cheio de implementos diversos. Mas o destaque fica por conta do Semirreboque Inloader para transporte de vidro. Seu sistema de suspensão eletropneumática com EBS nos eixos faz com que a carreta seja nivelada paralelamente ao solo, para carregamento de rack de vidro.

truckvan semi reboque semirreboque

O implemento também possui mesa de pino rei móvel no sentido vertical com acionamento hidráulico. Essas tecnologias, segundo a empresa, trazem agilidade na operação de carga e descarga e maior segurança e longevidade ao produto. O semirreboque conta também com travas para a carga do tipo hidropush hidráulico e caixa de carga em alumínio.

 

Librelato

librelato pronio

O lançamento da Librelato é o semirreboque Pró-nio, apresentado na feira na versão graneleira. O modelo possui três eixos e 12,5 metros de comprimento.

Devido a tecnologia Pró-nio, que utiliza Nióbio na composição do aço, o implemento possui aumento da capacidade de carga em 780 kg. A Librelato também garante que o Nióbio torna a liga mais resistente em relação aos aços estruturais.

Além disso, a marca também apresenta o primeiro implemento conectado de fábrica do Brasil. O semirreboque Pró-nio vem com soluções de conectividade, que são um serviço opcional oferecido graças a uma parceria entre Librelato e Sascar, uma empresa de monitoramento e gestão logística.

librelato connect

Chamado de “Librelato Connect”, o serviço foca em prevenção de acidentes, aumento da produtividade e redução de custos operacionais. A tecnologia ainda possui inteligência offline, para que o sistema siga funcionando mesmo quando há falta de sinal.

A Librelato também anunciou sua saída do mercado de leves. Em 31 de março deste ano, a empresa vendeu sua operação na linha de leves, para se concentrar em outras categorias.

 

Randon

randon 70 anos

A novidade da Randon, que completa 70 anos, segue a tendência de eletrificação da Fenatran, que já vem de edições anteriores. Nesta edição da feira, a empresa destaca o primeiro semirreboque com sistema de tração auxiliar técnica da América Latina. Chamada de solução Hybrid R, a novidade possui o sistema e-Sys, desenvolvido em parceria entre Randon e Suspensys.

randon implemento

O implemento funciona a partir de um conjunto eletromecânico formado por uma Unidade de Controle Eletrônico, bateria, inversor e motor elétrico da WEG, em um eixo desenvolvido exclusivamente para isso. O sistema permite que o implemento alivie o esforço do cavalo mecânico em certas situações, como em ladeiras.

O motor também funciona como gerador no caso de frenagens e desacelerações, recuperando a energia cinética e a armazenando em baterias que, mais tarde, alimentarão o motor elétrico da carreta. Dependendo do tipo de carga e das condições da estrada, o implemento pode economizar até 25% de combustível, de acordo com a Randon.

A notícia ruim é que o sistema ainda não está disponível para compra. A expectativa de comercialização do implemento, segundo a Randon, é para o fim de 2020 ou começo de 2021.

 

Noma

A empresa trouxe como destaque para a Fenatran 2019 a Geração Titanium, linha de implementos que foi lançada no início deste ano, mas está sendo apresentada ao mercado oficialmente durante a feira.

linha titanium noma

Ela possui novidades como paralamas bipartidos, que podem ser encaixados e trocados separadamente, reduzindo o custo de manutenção. Segundo a Noma, o sistema pneumático foi todo reformulado e agora possui válvulas e tubulações que proporcionam mais resistência e, consequentemente, menor necessidade de reparo.

noma safe light

Outra novidade da linha é o sistema Safe Light de iluminação, que dá mais visibilidade ao motorista na hora de fazer manobras e dar ré. Todas as lanternas dos implementos da linha tem indicação de sentido, seguindo padrões de segurança europeus.

noma titanium

Continue nos acompanhando por aqui, pelo FacebookInstagram e Youtube para saber tudo sobre a Fenatran 2019.

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados