terça-feira, março 19, 2024

Conheça a nova linha F de caminhões Volvo que chega ao Brasil

Poucos meses após ser lançada na Europa, a mais recente geração dos caminhões Volvo FH, FM e FMX chega ao Brasil e traz uma série de inovações para a linha de pesados da marca. Dentre elas, um inédito pacote de dispositivo de segurança, novo painel com avançada plataforma digital e aprimoramentos de aerodinâmica e conectividade que, segundo a empresa, garante um consumo de combustível 5% menor. A seguir, confira mais detalhes da nova linha F de caminhões Volvo:

Volvo FM 340 – Imagem: Volvo/Divulgação

Novidade nas cabines

Os novos Volvo chegam com muitas mudanças externas e internas nas cabines. O FH ganhou um novo conjunto ótico e nova grade frontal. De acordo com a marca, houve melhorias na aerodinâmica, com cantos mais arredondados, menores frestas entre componentes e o pisca deslocado para a porta.

Na parte interna, a ergonomia foi aprimorada com um novo colchão de espuma de alta densidade. Novas entradas USB, maior facilidade para limpeza da cabine e novos tecidos de banco são outras novidades. Outra mudança é a nova alavanca da caixa I-Shift, mais ergonômica, que permite melhor movimentação do motorista.

Já os novos Volvo FM e FMX têm uma nova cabine. Inspiradas na nova geração do FH, as cabines ficaram maiores, com mais espaço e conforto para o motorista, segundo a montadora. Além disso, a maior área envidraçada proporciona visibilidade externa 10% maior ao motorista, com mais segurança.

Nestes veículos, também foi introduzida uma escotilha no teto, que é uma saída de emergência em caso de acidentes, permitindo abertura para circulação de ar e a redução de calor no interior da cabine. No caso do FMX, a escotilha é de aço, para garantir mais segurança nas operações vocacionais, e no FM, é um teto solar em vidro laminado.

Nova linha F de caminhões Volvo
Imagem: Volvo/Divulgação

Mais segurança

A nova linha F de caminhões Volvo conta com melhorias na segurança. Uma delas é o Piloto Automático de Descida, tecnologia inédita que permite manter a velocidade programada em descidas de serra ou declives mais longos. O sistema conjuga vários dispositivos, como o VEB; o freio motor Volvo; a transmissão eletrônica I-Shift; e até mesmo os freios de serviço do caminhão, acionados de forma automática para não exceder a velocidade máxima estabelecida.

Segundo a marca, o pacote de segurança Freios Eletrônicos EBS garante uma reação mais rápida dos freios e distribui a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo. Os equipamentos permitem desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas.

Com este pacote, os caminhões possuem sempre freios com acionamento eletrônicos EBS para freios a tambor e disco, controle de tração, freios ABS, auxílio de partida em rampa, luz de freio de emergência e freio de estacionamento com ativação/desativação automática.

No Volvo FH, há agora a opção de faróis de LED, com sistema antiofuscamento. O dispositivo se adapta automática e gradativamente ao tráfego de veículos, desligando e acendendo os segmentos de LED, independentemente da ação do motorista, aumentando a segurança de todos os usuários da via, além de garantir a visão máxima ao condutor. Tecnologia parecida foi apresentada pela Mercedes-Benz com o Novo Actros, que liga e desliga o farol alto de acordo com os outros veículos na via. 

Os caminhões da linha F possuem também, como item opcional, a direção inteligente VDS (Volvo Dynamic System), que corrige a direção de forma autônoma para reduzir saídas inadvertidas da faixa da pista.

Nova linha F de caminhões Volvo
Volvo FH 540 – Imagem: Volvo/Divulgação

Conectividade e economia

Os novos caminhões Volvo vêm com uma nova versão do I-See, sistema que utiliza a conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. Nas linhas FH, FM e FMX, o I-See já vem pré-mapeado de fábrica, o que melhora o desempenho e poupa combustível desde a primeira viagem. 

Outro avanço vem da própria transmissão eletrônica I-Shift, que está mais inteligente, com até cinco modos de condução, dependendo do modelo. “Conjugado com as melhorias aerodinâmicas nas cabines, o aprimoramento destes recursos de tecnologia e conectividade deixa os caminhões até 5% mais econômicos do que a geração anterior”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Painel digital configurável

Todos os veículos ganharam um painel de 12 polegadas, totalmente digital, com várias possibilidades de telas configuráveis para a conveniência do motorista. Tudo se ajusta ao modo de direção, mostrando na tela central informações necessárias para as diferentes operações.

Nova linha F de caminhões Volvo
Imagem: Volvo/Divulgação

As inovações prometem mais facilidade no dia a dia, como a inspeção automática de pré-viagem, que verifica inúmeros itens, como desgaste de freios e nível do fluído de arrefecimento. O condutor pode colocar o display do GPS no centro do campo visual e também visualizar o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta, dentre inúmeras outras opções.

Outra novidade é a central multimídia de 9 polegadas de tela sensível ao toque. Com visualização fácil, traz diversos itens ao alcance da mão e visão do condutor, desde o rádio, espelhamento do celular e toda a parte de comunicação do veículo, incluindo aplicativos, telemetria e outras configurações importantes.

Câmeras auxiliares

A nova linha F de caminhões Volvo pode receber até oito câmeras auxiliares para melhor visibilidade. Uma delas, chamada de câmera de ponto cego, vem instalada na parte inferior do retrovisor direito, garantindo visão em um dos principais pontos cegos do veículo, proporcionando visibilidade de 76m² desta área. Todas as câmeras podem ter sua imagem projetada na tela da central multimídia.

Volvo Connect

Substituindo o Dynafleet, o Volvo Connect é a plataforma digital de dados da marca que visa melhorar a performance geral dos transportadores com uma refinada gestão da frota, novas funções que aumentam a segurança das operações e ferramentas de ponta para a economia no consumo de combustível, principal custo da operação. O gestor da frota pode acessar os dados também pelo celular e compartilhar com outras plataformas utilizadas pelos clientes.

Plano de Manutenção Ouro Flex

A ideia chegou ao Brasil com a Scania entre 2017 e 2018 e foi muito bem aceita pelos clientes. Com essa nova modalidade de pagamento, os transportadores só pagarão pelo que usarem, de acordo com a quilometragem efetivamente percorrida. Quem já tem o Plano Ouro, continuará com ele normalmente.

Financiamento, consórcio e seguros

A Volvo Financial Services terá opções exclusivas de financiamento, consórcio e seguros no lançamento dos novos caminhões Volvo. “No financiamento, quem adquirir um dos novos veículos ainda este ano terá prazo de até 72 meses para pagar, carência de até seis meses e financiamento de até 100% do valor do bem”, assegura Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Services para a América do Sul.

Novo FMX MAX para mineração e construção

O FMX MAX é o novo modelo de caminhão vocacional para aplicações pesadas em mineração e construção da Volvo. Ele conta com opções de motorização de 460, 500 e 540cv e tem o PBT (Peso Bruto Total) de 58 toneladas em sua versão 8×4, aumento de 10% na capacidade de carga do modelo. Há também nas versões 6×4 e 6×6.

Volvo FMX 540
Volvo FMX 540 – Imagem: Volvo/Divulgação

Novas suspensões

Além disso, o FMX MAX possui um novo eixo traseiro, novas suspensões dianteira e traseira e freios de maior desempenho. A suspensão dianteira tem novos feixes de molas e lâminas reforçadas e garante capacidade de 20 toneladas (10 por eixo).

Já a traseira, que suporta 38 toneladas, é equipada com barras de proteção, uma travessa central 100% fundida e molas parabólicas. Segundo a Volvo, esse conjunto resiste mais à fadiga, oferece menor peso e faz rodar suave e confortável.

De acordo com a empresa, o modelo tem um chassi duplo integral standard, rodas ainda mais reforçadas e freios de serviço 8% mais eficientes, além de EBS e retarder de série.

Modos de condução especial

O FMX MAX tem até cinco modos de condução: o Econômico e o Performance, e agora os inéditos Standard, Off Road e HD (Heavy Duty).

A caixa I-Shift traz software específico para as operações de Mineração e Construção. Outras novidades são o controle da tração de série, auxílio de partida em rampa e o bloqueio diferencial automático.

O caminhão tem também as funcionalidades ABS e controle de tração com modos de operação Off Road, especialmente desenvolvidos para tarefas fora de estrada. Para facilitar o dia a dia do motorista, o painel de controle de tração concentra todas essas funções no mesmo lugar.

 

Adaptado de Assessoria Volvo

 

 

 

 

 

4 COMENTÁRIOS

  1. É !!
    Vc está bonita.
    Mais enquanto a Scania existir
    Vc sempre em segundo lugar.
    Em conforto em dirigir, maciez, ostentação nas estradas, design,cabine etc.
    Vcs deveriam aprender com a Scania.
    O amor pelas duas e grande entre os amigos de estradas.
    Mais muitos se podessem escolher,seria Scania.

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