A Ford apresentou agora em agosto a sua tão esperada linha de caminhões extrapesados. São dois modelos, o Cargo 2042 4×2 e o Cargo 2842 6×2. Ambos são equipados com o novo motor FPT de 10,3 litros, 420 cv de potência e torque de 1.900 Nm. A linha vem equipada de série com câmbio automatizado ZF ASTronic de 12 velocidades. Os quesitos segurança e conforto para o motorista agora também são essenciais nos novos lançamentos de todas as marcas e com a Ford não foi diferente.

Segurança

Os Cargos Extrapesados vêm com freios ABS de série e para o 2842 é possível escolher o controle eletrônico de estabilidade (ESP) como opcional. O sistema conta com sensores que identificam se o caminhão está saindo do curso original e aciona os freios individualmente nas rodas, além de reduzir o torque do motor, se necessário, para mantê-lo sob controle.

O controle automático de tração (ASR) é outro recurso disponível, é útil em partidas e arrancadas em piso de baixo atrito. Ele controla a tração nas rodas de forma independente, usando o sistema de freio e o torque nos eixos para otimizar a aderência. O sistema também adéqua a tração para a arrancada de acordo com o peso da carga transportada. A montadora traz o seu freio-motor por descompressão, o Turbobrake, que auxilia o motorista em situações de declive, reduzindo o torque e a potência do motor e a velocidade da composição.

Outro recurso simples, porém eficientes, são as coberturas externas dos degraus da cabine, que impedem o acesso à cabine quando as portas estão fechadas. Os caminhões podem contar ainda com o sistema de rastreamento e monitoramento da Ford Caminhões, o FordTrac, que por vir já integrado aos módulos eletrônicos do veículo, oferece muitas vantagens e não influenciam na garantia do veículo.

Conforto e ergonomia

A nova cabine do Extrapesado traz diversas melhorias em relação as famílias anteriores, entre elas estão: banco do motorista e passageiro com suspensão pneumática, que oferecem dois tipos de ajustes, lombares e “alívio rápido de pressão”, trio elétrico, ar-condicionado, tacógrafo com USB, travamento central das portas, imobilizador antifurto PATS, ponto de ar comprimido na cabine, controle automático de velocidade e para-sol externo. O volante possui ajuste pneumático de inclinação e altura da coluna de direção.

O painel de instrumentos está com os comandos mais acessíveis e vem com a iluminação na cor azul “Ice-Blue” – tendência da nova geração global de automóveis da Ford, que tem o objetivo de facilitar a leitura em qualquer hora do dia.

Os novos Cargos extrapesados têm ainda muitos outros recursos, valendo destacar a nova transmissão, que possui o módulo de manobra, ele mantém a velocidade extremamente lenta e ajuda o motorista a estacionar a carreta em espaços reduzidos. Atua tanto no modo automático como no manual, para manobras à frente (DM) ou à ré (RM) e libera apenas a potência necessária para o deslocamento do veículo, evitando trepidações e desconforto.

E como hoje em dia o pós-venda é quase tão importante quanto a venda em si, a Ford disponibiliza 3 planos de manutenção: O Class, de manutenção preventiva, inclui filtro de ar, óleo, combustível e água; óleo do motor, caixa de mudanças e diferencial; líquido de arrefecimento, graxas, fluido de embreagem e fluido de direção hidráulica, além da mão de obra. O Plus, de manutenção preventiva, mais peças de desgaste natural, ou seja: embreagem, lonas e tambores de freio, reparo do motor de partida, bateria, lâmpadas e fusíveis. E o Prime, de manutenção preventiva mais manutenção corretiva: motor, caixa de mudanças, eixos, suspensão, freio, cabine, chassi e direção.

Os modelos chegam com os seguintes valores: Cargo 2042 4×2 R$ 260.900 e Cargo 2842 6×2 de R$ 294.900.

Veja matéria em vídeo sobre os novos Ford Cargo Extrapesados no programa do dia 25/08/2013.
Veja galeria de fotos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here