terça-feira, julho 27, 2021

Conheça o caminhão Nikola Tre, autônomo pensado para a Europa

Anunciado na Europa nesta semana, o Nikola Tre promete ser o novo caminhão do futuro. A empresa afirma que o veículo está no nível 5, o nível mais alto de autonomia, em que o sistema do caminhão funciona sem motorista. Porém, não fica claro como isso se dá.

Leia também: Conheça o Nikola One, o caminhão que promete revolucionar o mercado

nikola_tre_
Imagem: Nikola Motors

O Tre, assim como o Nikola One, usa uma célula de combustível de hidrogênio para alimentar motores elétricos que geram até 1.000 cavalos de potência, e também oferece vetorização de torque. Segundo a empresa, ele é capaz de viajar entre 500 e 1.200 km em um único tanque, dependendo de como está configurado, e pode ser reabastecido em cerca de 20 minutos. 

Funcionar à base de nitrogênio permite que o caminhão reabasteça rápido e que pese menos. Sobre o peso, a Nikola afirma que o caminhão Tre é mais leve que um caminhão a diesel, o que permite levar mais carga. Porém, não revelam no site oficial qual o peso do novo caminhão.

As rodas do Nikola Tre podem ser controladas de maneira independente, tendo sua velocidade ajustada durante curvas, manobras, aceleração e frenagem.

nikola_tre_costas
Imagem: Nikola Motors

Falando sobre eletricidade, ao passo que motores a diesel exigem altas rotações para atingir o pico de torque, os motores elétricos atingem o pico de torque quase instantaneamente, em pouco tempo. Segundo a empresa, isso permite que os caminhões Nikola acelerem quase 2 vezes mais rápido que um caminhão a diesel. A máquina promete ainda uma tecnologia que usa energia somente quando é necessário, sem marcha lenta e com frenagem regenerativa.

 

Planos para o futuro

Já é possível fazer reservas do novo caminhão, pensado para o mercado europeu. O Tre, que significa três em norueguês, começará a ser produzido entre 2022 e 2023, na mesma época que a versão norte-americana do caminhão.

nikola_tre_no_escuro
Imagem: Nikola Motors

Os EUA e a Europa têm regulamentos de transporte diferentes. Por isso, a Nikola teve de projetar um modelo diferente para atender a esses regulamentos antes de tentar entrar na Europa. A empresa possui outros dois caminhões que ainda não estão em produção, anunciados anteriormente: o Nikola One e o Nikola Two.

A Nikola exibirá um protótipo do Tre durante o evento Nikola World em 16 de abril e 17 de abril em Phoenix, no Arizona (EUA).

Os testes europeus estão previstos para começar na Noruega por volta de 2020, segundo a empresa.

E você, o que imagina para o futuro do transporte?

 

Veja também: E a cabine sumiu – o futuro autônomo e elétrico dos caminhões Volvo

 

 

Por Pietra Alcântara com informações da Nikola Motors

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados