A Hyundai apresenta o novo caminhão leve Hyundai HD 80, produzido na fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis (GO). 

Com o lançamento, a empresa reafirma a importância que o segmento de caminhões leves tem para a estratégia de crescimento da empresa no mercado brasileiro, disponibilizando um modelo projetado para atender desde autônomos e frotistas até órgãos do governo e grandes empresas. A procura por caminhões leves e serviços de carreto tem aumentado em São Paulo – falamos sobre isso por aqui.

HD80_hyundai_caminhao

O preço competitivo e versatilidade serão alguns dos diferenciais do HD 80, quando comparado com os principais concorrentes do seu segmento. Entre as diversas opções de implementos que podem ser instalados estão: baú carga seca, baú isotérmico, baú frigorífico, carroceria aberta, plataforma de guincho, cesto aéreo, truckfood.

A primeira evolução percebida é o aumento do Peso Bruto Total (PBT), que é o resultado da soma do peso total do modelo e a sua capacidade de carga. Ele passou de 7.800 kg, no HD 78, para 8.000 kg, no HD 80. O que representa dizer que este lançamento da Hyundai CAOA tem 5.263 kg de capacidade de carga, contando com o implemento, que normalmente pesa 800 kg, ou seja, ele é capaz de transportar como carga líquida – considerando o peso do implemento – em torno de 4.463 kg.

 

Novo motor diesel biturbo 3.0 litros

O Hyundai HD 80 fabricado pela CAOA Montadora está equipado com o motor diesel 3.0 litros FPT F1C 2ST, fornecido pela FPT Industrial, com quatro cilindros em linha, sistema EGR, dois turbos, intercooler e injeçãoeletrônica de combustível CommomRail.

Esse propulsor tem a potência máxima de 170 cv a 3.500 rpm, ou seja, um ganho de quase 10% em relação ao seu antecessor. Já o torque máximo é de 40,8 kgf.m (400 N.m), sendo que ele está disponível a partir de 1.500 rpm, permanecendo constante até 2.200 rpm. Isso se traduz, por exemplo, em força e agilidade no momento de tirar o veículo da inércia, tornando o HD 80 o veículo ideal para o anda e para dos grandes centros urbanos.

 

Economia de combustível

HD_80

Tanto para motoristas, assim como frotistas, a economia de combustível está entre as características mais importantes de um veículo comercial. Afinal, percorrer uma grande quantidade de trajetos sem a necessidade de reabastecimento. E o HD 80 vai ao encontro dessa necessidade.

O conjunto motor/câmbio foi desenvolvido com as mais modernas tecnologias, que ampliaram os já reduzidos níveis de consumo de combustível e emissões de poluentes. E, para aumentar a autonomia do HD 80 nas operações do dia-a-dia, o novo modelo passou a ser equipado com um tanque de combustível, confeccionado em material plástico, com capacidade para 150 litros de diesel.

 

Novo sistema de freios pneumático

HD_80_Hyundai

O sistema de freios do HD 80 é inteiramente novo. Todas as unidades desse lançamento serão equipadas com sistema de freios pneumáticos, em substituição ao hidráulico utilizado até então pelo seu antecessor, e tecnologia antitravamento das rodas (ABS).

Com essa nova configuração, o HD 80 oferece um sistema de frenagem seguro e durável, tanto em rodagem em ruas asfaltadas quanto em estradas de terra, assim, como, também, em condições de intensa presença de poeira e cascalho.

 

Chassi: robustez e confiabilidade

O chassi do novo HD 80 é produzido em aço e conta com um sistema de travessas parafusadas e rebitadas, o que confere excelente resistência às forças de flexão e torção, de modo a assegurar um baixo nível de deformação durante toda a vida útil do veículo.

O quadro do chassi do HD 80 foi desenvolvido para oferecer elevada flexibilidade para a instalação de uma ampla gama de implementos. Além disso, ele proporciona um ótimo desempenho dinâmico nas mais variadas e exigentes condições de operações do dia-a-dia.

E você, o que achou do lançamento?

 

Adaptado de Assessoria Hyundai

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here