terça-feira, janeiro 26, 2021

Contran muda regras para instalação de faróis

- Publicidade -

O ano começou e com ele vieram mudanças na legislação. Uma delas é a nova regulamentação para instalação de dispositivos luminosos em veículos, que foi definida pela Resolução 667 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O texto fala sobre instalação de faróis e institui novos itens obrigatórios de fabricação.

Lanterna ou farol apagado dá multa? Clique aqui e entenda a questão

farol_aceso_na_estrada
Contran muda regras para instalação de faróis.

As regras começaram a valer no dia 1º de janeiro de 2021. Como a resolução não possui efeito retroativo, alterações em dispositivos luminosos regulamentadas até dia 31 de dezembro de 2020 não são penalizadas.

 

Mudança de regra

O texto proíbe a substituição de lâmpadas dos veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante, além de vetar qualquer tipo de customização

A resolução nº 667 também proíbe a colocação de adesivos, pinturas, películas ou qualquer outro material que não seja original do fabricante.

O texto também estipula um limite de instalação e funcionamento simultâneo de faróis para 8, independentemente de suas finalidades.

O não cumprimento das novas regras resulta em multa de R$195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por ser uma infração classificada como grave. Além disso, o motorista também fica sujeito a retenção do veículo para regularização como medida administrativa.

A resolução abrange os seguintes tipos de veículo: automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhões tratores, ônibus, micro-ônibus, reboques e semirreboques, novos saídos de fábrica, nacionais ou importados.

 

2023

A medida também estabelece a obrigatoriedade de Lanterna indicadora de direção lateral e Farol de rodagem diurna em veículos. Porém, essas obrigatoriedade se aplicam, por enquanto, somente a novos projetos de veículos.

A partir de 1º de janeiro de 2023, somente serão registrados e licenciados os veículos que atenderem a essas obrigatoriedades.

 

Por Pietra Alcântara

19 COMENTÁRIOS

  1. É por isso que o caminhoneiro esta desanimando neste pais o caminhão que prescisa de farois bons porque vira as noites pra ransportar o pais nas costas não pode .Ja os carros de passeio que não prescisam andar a noite podem ter farois que cega os caminhões estes são liberados .isso que me da raiva porque quem ta trabalhando não pode quem ta passeando pode esses caras que fazem essas leis não tem nem noção do que fazem por isso que este pais não funciona.

  2. Interessante seria que essas medidas se fizessem valer de forma “geral”, porque na realidade não funciona assim.

    As leis que funcionam no Brasil são:

    QUEM PODE MAIS CHORA MENOS!

    Sou motorista e estamos fadigados desses mi mi mi criados por esses saceioantas de gravatas .

  3. É muita palhaçada mesmo!
    Eles cobram do cidadão todo tipo de loucura mas não cumprem a parte deles em deixar as ruas e estradas em condições de uso!

  4. O contra não regulamenta estes veículo com sistema de som que parece uma discoteca ambulante perturbando todo os moradores das cidades
    Porque será ???

  5. Bom dia!!
    Infelizmente nosso país já não é mais um país democrático!
    Acredito que estamos vivendo uma ditadura e comunismo juntos!
    Vc compra um veículo paga um valor mais caro do mundo! Que nunca e seu.
    Vc não tem o direito de fazer nada com aquilo que e seu! Se não pagar os impostos
    Vc perde e a tem que sujeitar tantas leis endiotas!

  6. Na minha opinião o conselho Nacional deveria ter uma linha mais objetiva e concreta sobre aspectos de definição de padrões de designe e projetos seja de iluminação e outros que ficam sendo criados sem uma base técnica e participação de engenheiros do segmento.

  7. Deveríamos nos preocupar mais com a infraestrutura das estradas do que com o que tipo de lâmpadas estamos usando em nossos veículos. Não é isso que causa acidentes e sim a falta de infraestrutura e segurança nas estradas e a educação dos motoristas. Este tipo de resolução só mostra o despreparo e falta de conhecimento técnico de nossa estradas e população.

  8. Seria interessante fiscalizar a regulagem de altura e a inversão de de finalidades(usam o farol de milha ligado na função neblina) cegando os demais usuário da via,muito comum nos caminhões Volvo

  9. É revoltante isso o caminhoneiro precisa de ao menos bons faróis no caminhão para poder rodar a noite inteira.acho que uma lâmpada super branca ou de led não tem nada há ver …

  10. Esses FDP ,demonstram que um comunismo se forma onde vc não e dono de seu veículos,algumas coisas abusivo até concordo ,mas demonstra dias negros para os cidadão! Abusivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados