sexta-feira, setembro 24, 2021

Cooperativas inscritas no Roda Bem Caminhoneiro começam a receber kits de estruturação do governo

Neste mês de agosto, o Ministério da Cidadania deu início à entrega dos kits de estruturação para as cooperativas inscritas no projeto Roda Bem Caminhoneiro. O principal objetivo do programa é fomentar cooperativas de caminhoneiros autônomos. 

No total, serão disponibilizados 100 kits, um para cada cooperativa, com reservatórios de óleo diesel de 15 metros cúbicos e contêineres-escritórios, equipados com depósito, escritório e lavabo, notebook, smartphone e um aparelho de ar condicionado. 

Com o reservatório presente em cada cooperativa, será possível conseguir baratear o preço do óleo diesel para o caminhoneiro autônomo por meio de compras diretamente das distribuidoras.

As cooperativas ficam responsáveis pelas compras em larga escala de produtos como pneus, lubrificantes e peças, podendo vender aos cooperados a preços mais competitivos. A iniciativa visa disponibilizar a venda desses produtos por meio de uma central de compras digital.

Veja a seguir a lista das cooperativas inscritas no Roda Bem Caminhoneiro:

Cooperativas inscritas no projeto Roda Bem Caminhoneiro
Fonte: Ministério da Cidadania e Unicafes (União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária)

Todas as cooperativas que estão na tabela na cor amarela já estão recebendo os kits de abastecimento do Ministério da Cidadania.

As cooperativas Coostransvera, em Mato Grosso, Coopertrac Castro, Paraná, e Coopertac Rio Verde, Goiás, já tiveram os equipamentos entregues. As demais estão em fase de conclusão das obras da pista de abastecimento para poderem retirar os equipamentos da fábrica.

O que é uma cooperativa?

Em entrevista para o programa Pé na Estrada, o diretor de transporte do sistema Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Murilo Karapetcov, explica que a cooperativa é “uma união de pessoas que se juntam para direcionar um único trabalho”. Ele comenta que uma cooperativa é diferente de uma empresa, já que a empresa precisa de capital para funcionar, e a cooperativa, de pessoas.

Veja também: Cooperativa é bom para o caminhoneiro autônomo?

Os principais benefícios de uma cooperativa são a profissionalização e o fortalecimento do negócio. No caso dos caminhoneiros autônomos, ajuda a diminuir o abismo entre eles e as grandes transportadores que transportam em grande escala.

Assista a seguir mais detalhes sobre o que são e para que servem as cooperativas:

O órgão que organiza e promove o cooperativismo no Brasil é a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Os cooperados têm como um de seus direitos a parcela nos resultados econômicos da cooperativa e um dos deveres é acatar as decisões da Assembleia formada entre eles, mesmo que seja voto vencido.

“A mente do cooperado tem que ser aberta para saber que a função dele dentro de uma cooperativa é juntar-se a todos e fazer o crescimento de todos”, destaca Karapetcov.

Afinal, vale a pena fazer parte de uma cooperativa? Veja a opinião do Evandro de Oliveira, motorista cooperado desde 1999. Clique aqui para ver o relato do caminhoneiro.

Roda Bem Caminhoneiro

O ‘Roda Bem Caminhoneiro’ é um projeto do Ministério da Cidadania, apoiado pelo Ministério da Infraestrutura, para incentivar o cooperativismo entre os caminhoneiros autônomos e melhorar a renda e a qualidade de vida da categoria. Em maio de 2020, o Governo Federal liberou R$ 5,8 milhões dos R$ 18 milhões previstos ao longo dos 18 meses de execução.

A iniciativa prevê ações para fornecer infraestrutura, capacitação a distância e assessoramento técnico às cooperativas. A previsão do governo era agregar 100 cooperativas entre novas e existentes, chegando ao alcance de cerca de 100 mil caminhoneiros, porém, a meta ainda não chegou nem na metade do esperado.

 

Por Wellington Nascimento

 

 

 

 

 

 

 

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados