quinta-feira, dezembro 3, 2020

CRLV digital começa a valer em todo o Brasil

Desde o dia 1º de janeiro deste ano, a deliberação que estabelece a substituição do CRLV físico para o CRLV digital está valendo. Se trata da deliberação 180/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A deliberação determinou um prazo até o dia 30 de junho de 2020 para os Departamentos de Trânsito dos Estados e Distrito Federal (Detran) se adequarem ao novo eletrônico.

Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins são os estados que ainda não aderiram ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital, de acordo com o Denatran.

Leia também: Pedágios da Rota do Atlântico tem aumento em PE

crlv digital
Imagem: Divulgação/Detran RR

Para acessar o CRLV-e o condutor precisará baixar o aplicativo Carteira Nacional de Trânsito em seu smartphone e, munido do número do Renavam e do código de segurança impresso no Certificado de Registro do Veículo, terá acesso à via digital da documentação, desde que o Detran do estado libere o acesso.

CRLV_digital
Imagem: Serpro

O motorista pode, opcionalmente, utilizar uma via impressa do CRLV-e, que possui a mesma validade do documento digital.

Entretanto, para sair do país com o veículo, o condutor precisará, obrigatoriamente, imprimir o documento.

Da mesma forma que acontece com o documento físico, o condutor só terá acesso ao CRLV-e após quitar multas, tributos e encargos relacionados ao veículo.

Outra condição para a obtenção do documento é o pagamento do seguro obrigatório Dpvat, mas a indefinição sobre o preço final do seguro deve adiar a chegada do CRLV-e em alguns estados.

 

Por Pietra Alcântara com informações da Quatro Rodas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados