sexta-feira, agosto 7, 2020
- Publicidade -

Cuidados com o caminhão no inverno

- Publicidade -

Com a temperatura mais baixa nos meses de inverno dois problemas podem aparecer: doenças respiratórias por conta do filtro de cabine saturado e panes elétricas.

Filtro saturado compromete a qualidade do ar no interior do veículo
Filtro saturado compromete a qualidade do ar no interior do veículo

De olho no filtro da cabine – No inverno aumenta o uso do ar quente nos veículos. Aumenta também a incidência das doenças respiratórias, por conta do ar mais seco. Essa condição favorece a maior quantidade de partículas de poeira, fuligem, pólen, gases nocivos e odores desagradáveis. Por isso, é preciso ter cuidado com a manutenção do filtro de cabine. Em bom estado, o filtro protege os ocupantes da entrada destas partículas nocivas. Caso não esteja bom, a qualidade do ar no interior do veículo ficará comprometida. Além destes problemas, outra consequência comum de um filtro de cabine em estado de conservação ruim é a chance de provocar o embaçamento das janelas e para-brisas, o que diminuir a visibilidade do motorista. O ideal é verificar o estado do filtro da cabine e trocá-lo se necessário.

O frio agrava, mas os desgastes começam no calor
O frio agrava, mas os desgastes começam no calor

Cuidado com a bateria – O inverno é o período do ano em que mais ocorre panes elétricas, atingindo um índice médio de reposição de baterias 20% maior do que as outras estações. Apesar de carregar a fama, de acordo com a Baterias Heliar, as “falhas” têm origem ainda no verão quando há o desgaste gerado pelas altas temperaturas. O clima frio apenas agrava o estado do material por conta do aumento da densidade dos componentes líquidos. Para não ficar “sem energia” durante o inverno e prolongar a vida útil do equipamento, há uma dica prática. Fique atento quando perceber luzes oscilando ou luz de advertência acesa no painel, mesmo com o motor em funcionamento. Problemas no alternador são as principais causas de panes elétricas.

Por Jaime Alves

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados