quinta-feira, outubro 29, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Cumprimentar com barulho do freio de mão danifica sistema?

- Publicidade -

É costume entre motoristas – seja de ônibus ou caminhão – usar o sistema de ar comprimido para cumprimentar colegas de profissão, fazer aquele “tchxii, tchxii” com o veículo, acionando a válvula do freio de mão.

Saiba também: Veículos elétricos causarão sobrecarga de energia? Especialistas explicam

freio de mao
Imagem: Wabco/Divulgação

Porém, a Wabco, fornecedora de sistemas de controle de frenagem, deixa o alerta de que não se deve utilizar o sistema pneumático do freio do veículo dessa maneira. Por que? Continue lendo e a gente te explica.

 

Em movimento

Quando o veículo está em movimento, não convém acionar o freio de mão ou freio de estacionamento. O ideal é usá-lo com o veículo parado ou estacionado, como já indica o nome.

Ao acionar o punho da válvula com o veículo em movimento, o resultado não é apenas o barulho do ar. O freio de estacionamento mobiliza uma força proporcional ao acionamento de até duas toneladas contra o eixo do veículo.

O bruto continua andando, mas as rodas podem travar. Portanto, representa um perigo para a segurança no trânsito. Além disso, pode danificar o sistema de frenagem e até o veículo.

 

Para quê serve o freio de mão?

A funcionalidade do freio de mão ou freio de estacionamento é manter o veículo parado quando já se encontra imobilizado, com o motor ligado ou não. 

O motorista deve acioná-lo controladamente em uma situação de emergência, quando há necessidade de reduzir a velocidade e o veículo apresentar alguma falha no freio de pedal.

Já o punho da válvula do freio de estacionamento pode e deve ser puxado em uma situação de emergência, com o bruto em movimento.

O sistema de frenagem de veículos comerciais é formado por uma série de componentes que trabalham em conjunto para desacelerar e parar o veículo por completo. São sistemas com capacidade de carga acima de cinco toneladas e que funcionam por meio do uso de ar comprimido.

O ar comprimido atua em todo o sistema de frenagem (freio de serviço, estacionamento ou motor). No freio de estacionamento, a válvula retira o ar comprimido acumulado nos cilindros e, por meio da mola, aciona os freios estacionando o veículo.

Por isso, fazer barulho com os freios para cumprimentar no trânsito é uma prática que deve ser abandonada.

Leia também: Caminhoneiros e índios querem discutir Ferrogrão

 

Adaptado de Wabco

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados