A cidade de Curitiba, no Paraná, acaba de anunciar a renovação de frota de ônibus para 2018 e a primeira grande entrega será de 25 biarticulados Volvo. Os novos ônibus são do modelo B340M Gran Artic e começarão a ser produzidos no início do ano. Ouça o podcast do repórter Jaime Alves e entenda como é dirigir um ônibus dessa dimensão – clique aqui.

biarticulados

Curiosamente, o biarticulado foi inventado pela montadora especialmente para atender uma demanda da cidade, nos anos 90. Na América Latina, a frota circulante da marca é de cerca de 700 veículos, o que representa cerca de 99,9% de participação no segmento. Em Curitiba há 155 biarticulados Volvo em operação atualmente.

Nova geração de veículos

Com 28 metros de comprimento, os novos ônibus de Curitiba transportam 270 passageiros.

“Nossos veículos permitem aproveitamento total do espaço interno para transportar mais pessoas. Além disso, com o motor central o motorista não fica exposto diretamente a ruído e calor, que são um problema em veículos com motor grande como os biarticulados”, assegura Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

Hoje, os biarticulados da marca circulam em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Bogotá, Cidade da Guatemala, Quito, além da própria Curitiba. Este tipo de veículo roda também em vários países fora da América Latina.

Relembre no Pé na Estrada: Quais os desafios de se dirigir um ônibus articulado?

Com ônibus articulados e biarticulados Volvo, o sistema de transporte de Curitiba passou a ser uma referência mundial. Batizado internacionalmente de BRT – Bus Rapid Transit – o modelo serviu de inspiração a muitas outras metrópoles como alternativa viável para a mobilidade urbana, especialmente em países em desenvolvimento.

Atualmente, destacam-se na América Latina os BRTs de Bogotá, Cali, Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia.

Adaptado de Assessoria Volvo

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