quarta-feira, abril 24, 2024

DAF lança novo XF adaptado para estradas brasileiras

A DAF Caminhões Brasil acaba de anunciar no país o lançamento do novo XF. O projeto do novo caminhão iniciou em 2016, envolvendo as engenharias do Brasil e da Holanda.

O design é idêntico ao modelo europeu, lançado primeiro. A versão brasileira vem adaptada para as estradas e o mercado daqui.

“O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na premiada versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país, mantendo atributos de conforto e dirigibilidade”, explica Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

Leia também: Mercado de caminhões recupera lentamente e ônibus cai

xf daf
DAF lança novo XF adaptado para estradas brasileiras

A Rede de Concessionárias DAF começa a receber no início de setembro o novo XF, fabricado em Ponta Grossa, no Paraná, e completamente remodelado para atender ao mercado nacional. O destaque do modelo vai para o consumo de combustível, até 14% menor que a versão anterior.

Segundo a DAF, foram realizadas diversas adaptações na fábrica, com novos ferramentais, treinamentos, e segurança para garantir a saúde do quadro de colaboradores, em razão do atual momento de pandemia.

 

Novo XF

novo xf
Imagem: DAF/Divulgação

O XF vem equipado com o novo motor PACCAR MX13, de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito. Existem dois tipos de motorização disponíveis: de 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm).

O propulsor conta ainda com turbocompressor VGT, menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção variável e bomba de óleo variável. O novo PACCAR MX 13 permite combinação de força, utilizando relações de eixo traseiro mais longas, movendo cargas mais pesadas com maior produtividade e menor consumo de combustível, segundo a marca.

caminhao daf
Imagem: DAF/Divulgação

O modelo segue nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de tiro longo.

Já a transmissão que equipa o novo XF é a ZF TraXon, automatizada, com 12 velocidades. Seu projeto tem papel importante na economia de combustível. O sistema Eco-mode, combinado ao Controle Preditivo de Cruzeiro, garante uma troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo, o que diminui o consumo.

O freio motor PACCAR MX ficou mais potente, com 490 cv, trabalhando altas potências em baixa rotação. Ele conta com três estágios, trabalhando com nível menor de ruído.

 

Tecnologia

painel daf
Imagem: DAF/Divulgação

O objetivo da DAF é trazer conforto e segurança ao motorista. Uma das tecnologias presentes no lançamento é o Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução.

Já o Controle de Cruzeiro Preditivo é um piloto automático, que com a ajuda do GPS e de uma leitura do relevo, consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal.

O novo XF também é equipado com sensores de pressão dos pneus, informando na cabine se houver uma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito.

O motorista também conta com um monitor de nível de energia da bateria, sinalizando também quando a carga estiver abaixo do adequado.

Com relação à segurança, o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. Já Controle de Estabilidade do Veículo corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”).

O caminhão também possui o Sistema de Aviso de Saída da Faixa, que alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.

 

Cabine

cabine
Imagem: DAF/Divulgação

São duas opções de cabine, a Space e a Super Space. De acordo com a DAF, a Super Space é a cabine mais espaçosa do mercado, com 2,10 metros de altura interna.

Com ar-condicionado digital é eficiente, resfriando a cabine na temperatura desejada rapidamente, e de maneira inteligente e econômica. A iluminação interna conta com três níveis, todos com possibilidade de dimerização por meio dos controles digitais. O motorista pode ainda personalizar a posição dos botões internos, priorizando o comando que ele mais utiliza na sua operação.

Os atributos consagrados do XF continuam na nova versão: o maior e mais confortável colchão do segmento (81 cm x 220 cm) em espuma de alta densidade com opção de molas ensacadas, opção de beliche, cortinas black out, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e opção travas antiarrombamento Night Lock.

A DAF não divulgou os valores do novo caminhão.

 

Por Pietra Alcântara

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados