terça-feira, junho 22, 2021

Daimler e Linde querem desenvolver abastecimento de hidrogênio

A Daimler Truck AG e a Linde, empresa global de gases industriais e engenharia, assinaram parceria para desenvolver suas tecnologias de abastecimento de hidrogênio líquido para caminhões.

Com essa parceria, elas visam tornar o processo de reabastecimento de hidrogênio mais fácil e prático.

abastecimento de hidrogenio
Daimler Truck AG e Linde querem desenvolver abastecimento de hidrogênio | Imagem: Daimler/Divulgação

Juntas, as empresas vão se concentrar em um novo processo para lidar com hidrogênio líquido (hidrogênio líquido “sub-resfriado”, “tecnologia sLH2”). Essa abordagem permite que o abastecimento seja feito com maior densidade, maior autonomia, mais rápido e com maior eficiência energética.

A ideia é usar níveis de pressão mais altos do que a do ambiente e controle de temperatura especial, evitando os chamados efeitos de fervura e “retorno do gás” (gás do tanque do veículo que retorna ao posto de abastecimento) durante o reabastecimento.

Para isso, as empresas querem uma tecnologia que não exigirá uma complexa comunicação de dados entre o posto de gasolina e o caminhão durante o reabastecimento.

Futuro e caminhões a hidrogênio

As empresas planejam fazer o primeiro reabastecimento de um veículo protótipo em um posto piloto na Alemanha, em 2023. A Daimler Truck AG e a Linde estão planejando ser transparentes sobre as descobertas e uso de novas tecnologias.

Segundo os dois grupos, ao permitir que o maior número de empresas possível venha a desenvolver suas próprias tecnologias de reabastecimento e veículos que apliquem o novo padrão de hidrogênio líquido, elas estimulam o surgimento de um mercado de massa global, que deverá ser estabelecido para o novo processo.

Caminhão conceito GenH2 Truck

Em setembro de 2020, a Daimler Truck AG realizou a estreia mundial do caminhão-conceito movido a célula de combustível, o Mercedes-Benz GenH2 Truck.

Com o GenH2 Truck, a fabricante demonstrará quais as tecnologias específicas a empresa está impulsionando.

A Daimler Trucks planeja começar testes do GenH2 Truck junto a clientes em 2023. A produção em série deverá ter início na segunda metade desta década.

Graças ao uso de hidrogênio líquido em vez do gasoso, com sua maior densidade energética, o desempenho do veículo está planejado para igualar o de caminhões equivalentes convencionais movidos a diesel.

O novo processo de reabastecimento deverá ser implementado na versão em série do GenH2 Truck e primeiro deverá ser validada nos próximos protótipos.

Adaptado de Mercedes-Benz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados