As paralisações de caminhoneiros chegam ao 3º dia e os efeitos da greve estão afetando todo o país, principalmente no que diz respeito à distribuição de combustível.

Paralisacoes_de_caminhoneiros_chegam_ao_3_dia_destaque_
Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Petrobras divulgou redução no preço do diesel para esta quarta-feira. Ainda sim, representantes do movimento confirmam que as manifestações vão continuar.

Eles alegam que os cortes são insuficientes e não chegam integralmente aos postos de combustíveis. Confira algumas das consequências trazidas pelas manifestações em todo o país:

 

Falta de alimentos

Paralisacoes_de_caminhoneiros_chegam_ao_3_dia_alimentos
Imagem: Mayara Vale

No Rio de Janeiro, comerciantes da Ceesa afirmam que muitas mercadorias estão presas nas estradas e não chegam à cidade.

Às quartas-feiras, descarregam em média 340 caminhões durante a madrugada. Mas hoje foram só 75. A maioria que consegue chegar vem de dentro do Estado do Rio.

Em breve pode haver falta de alimentos, caso a greve continue. É o que concluiu aAssociação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Segundo a ABPA, “os bloqueios impedem o transporte de aves e suínos vivos, ração e cargas refrigeradas destinadas ao abastecimento das gôndolas no Brasil ou para exportações”.

Os protestos têm impedido a chegada de ração para as criações, a retirada de carnes dos armazéns das fábricas e também a chegada de animais para abate.

A Administração do Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) informa que dos 1,4 mil caminhões carregados de grãos programados para chegar aos portos paranaenses ontem, apenas 333 conseguiram dar entrada.

A Aurora Alimentos comunicou em nota que vai paralisar totalmente as atividades em decorrencia dos protestos de caminhoneiros. Segundo a companhia, as perdas para a cadeia produtiva chegam a R$ 50 milhões.

As atividades das indústrias de processamento de aves e suínos serão paralisadas em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de maio de 2018.

As informações são da Carta Capital e G1.

 

Abastecimento

preco_do_diesel

Em todo o Brasil motoristas enfrentam longas filas para abastecer seus veículos, já que muitos postos não receberam combustível devido à greve.

Em Brasília, o problema foi no aeroporto. Ontem voos provenientes do Rio, Belo Horizonte e São Paulo foram cancelados porque não haveria querosene de aviação disponível na capital federal para abastecer as aeronaves.

 

Transporte público

onibus

No Rio de Janeiro, o diesel não chegou às garagens de ônibus, e motoristas enfrentaram filas em vários postos nesta madrugada.

Em Pernambuco, a paralisação atingiu o transporte público diminuindo o número de ônibus em circulação como medida emergencial para evitar o desabastecimento de óleo diesel. As informações são do G1.

Em São Paulo, a SPUrbanuss, que representa as companhias do subsistema estrutural, informo em nota que por causa da greve dos caminhoneiros, o diesel necessário para a operação já está acabando nas garagens.

Segundo a entidade, oito empresas estão com reservas de diesel suficientes para uma operação parcial nesta quinta-feira, 24.

As outras seis empresas informaram que o óleo diesel em estoque é suficiente para manter a operação da frota até esta sexta-feira, dia 25.

As viações avisaram a prefeitura e pedem ajuda da Secretaria de Segurança Pública para escoltar as carretas com diesel até as garagens. As informações são do Diário do Transporte.

 

Indústria

Paralisacoes_de_caminhoneiros_chegam_ao_3_dia_tecon_santos
Tecon Santos. | Imagem: Divulgação.

A General Motors informou que a greve afetou o fluxo logístico de suas fábricas e as linhas de produção começam a ser paralisadas.

Também por falta de entrega de componentes a Ford paralisou a produção de automóveis em Camaçari, na Bahia, e de motores em Taubaté, no interior de São Paulo.

O Tecon Santos, principal terminal da Santos Brasil, não recebeu nem expediu caminhões na terça-feira devido ao bloqueio.

Normalmente, o Tecon Santos, um dos maiores terminais de contêineres do País, recebe em média 2.200 caminhões por dia. A operação de cais não enfrenta problemas.

De acordo com o  Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), a greve estaria travando as entregas de algumas distribuidoras de aço.

A entidade fez uma pesquisa informal e calculou que a ação dos motoristas de caminhão afetou o faturamento diário de suas associadas em 40% a 60%, segundo a Carta Capital.

 

Correios

Paralisacoes_de_caminhoneiros_chegam_ao_3_dia_sedex
Imagem: Brasil do Trecho

Os Correios suspenderam temporariamente as postagens das encomendas com dia e hora marcados.

Em comunicado, a estatal informou também que a paralisação tem gerado “forte impacto” e atrasos nas operações da empresa em todo o País. As informações são da Exame.

 

Onde acompanhar

mapa_prf
Mapa da PRF mostrando interdições de rodovias federais no dia 23 de maio, quarta-feira. | Imagem: PRF

Para acompanhar as rodovias federais interditadas pelo Brasil em tempo real, acesse o Portal da PRF.

A grande mídia também está cobrindo os pontos de paralisação, você também pode se manter informado pelos canais do Pé na Estrada e nossos programas de rádio na Rádio Capital (das 4h30 às 6h e das 17h às 18h) e Rádio Tropical (das 18h às 19h).

Acompanhe também nosso site e redes sociais.

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here