Dia da Gentileza: 8 dicas para ser mais gentil no trânsito

Hoje é Dia da Gentileza e queremos saber: você se considera uma pessoa gentil no trânsito? O Dicionário informal define a palavra gentileza como:

Capacidade de perceber uma necessidade de alguém e (ou) retribuir algo que lhe foi feito, sem ser pedido. Ou seja: ter educação é ser gentil.

Ter esse tipo de atitude no dia a dia, seja no trânsito ou nas estradas, pode ser difícil para alguns. Estresse de engarrafamentos, pressa, problemas pessoais são a causa de muitos conflitos no trânsito que poderiam ser evitados se os condutores e pedestres exercitassem mais a gentileza e a tranquilidade.

Leia também: CONFIRA 7 CARACTERÍSTICAS DE UM BOM MOTORISTA

Para exercitar a gentileza, vale se lembrar de que ser gentil beneficia não somente o outro, mas também faz bem para o próprio motorista. Por isso, Neste Dia da Gentileza, reunimos algumas dicas de como se tornar um motorista mais gentil no trânsito, afinal, gentileza gera gentileza.

 

Sinalize corretamente

dar_seta_caminhao 

Você está com a intenção de mudar de faixa? Então acione o repetir de direção do carro — ou seja, a seta — para indicar a intenção. O mesmo vale para fazer conversão em ruas. Pretende fazer uma baliza? Acione a seta para o lado correspondente e acene com o braço sua intenção de estacionar.

Além de serem atitudes de gentileza, não sinalizar corretamente é ato passível de multa e pode te fazer perder pontos na carteira.

 

Evite buzinar

bunizar_carro

A buzina é um item que incomoda grande parte dos motoristas. Ela existe para chamar a atenção, com um simples e breve toque, para um outro motorista ou um pedestre desatento. Se alguém lhe deu aquela famosa “fechada” no trânsito, é bem provável que foi sem intenção, talvez por descuido ou falta de atenção, portanto, evite iniciar uma discussão por um fato que já aconteceu.

 

Espere a sua vez

espere_sua_vez

Seja educado ao pedir passagem para outro veículo. Dirigir muito próximo à traseira de outro carro, ou ficar piscando farol impacientemente não vai ajudar ninguém. Aproxime-se e, se o condutor que está à frente não perceber, pisque o farol uma vez e aguarde. Se ele estiver ultrapassando outro veículo, aguarde até que ele termine a manobra e indique a sua intenção de ultrapassar.

 

Respeite a sinalização

respeite_a_sinalizacao

Essa dica é fundamental e talvez uma das mais importantes, afinal, toda sinalização de trânsito existe para evitar acidentes, controlar o fluxo, e organizar o trânsito melhor. Se um trecho na estrada possui faixa contínua, por exemplo, é por uma boa razão. Às vezes, a distância para ultrapassagem é curta, ou há uma escola ao lado da rodovia, por exemplo.

Portanto, evite correr o risco de acidentes e respeite sempre a sinalização.

 

Seja prudente com relação à velocidade

excesso_de_velocidade

Quando o assunto é direção, é muito importante sempre ter cautela. Por exemplo: evite acelerar ou frear forte demais. Não exceda os limites de velocidade. Quer andar devagar? Respeite o limite mínimo de velocidade, que é a metade da velocidade máxima indicada para aquele trecho da via, desde que, é claro, o caminho esteja livre e sem congestionamentos.

Nesse caso, não deixe de trafegar na faixa da direita, deixando a passagem livre para quem quer estiver acima do mínimo permitido.

 

Dê carona

dar_carona

Algum parente, amigo, ou conhecido vai para o mesmo destino que você, ou ainda, para algum local próximo? Pratique a gentileza de convidá-lo. Com isso você ajudará a ter menos veículos transitando pelas cidades e rodovias.

 

Tenha cuidado com ciclistas, motociclistas e pedestres

ciclistas_respeite

No trânsito devemos ficar atentos e ter cuidado com os demais, principalmente aqueles que estão mais vulneráveis em caso de acidentes. Mantenha uma distância de, pelo menos, 1,5 metro de ciclistas e motociclistas nas vias. E lembre-se de dar a preferência para esses usuários.

 

Respeite a faixa de pedestres

pedestres_faixa

A faixa de pedestres deve ser respeitada sempre. Jamais pare o seu carro em cima dela, seja com o semáforo fechado, ou na hora de estacionar. Caso não haja faixa de pedestre e semáforo, a preferência é do pedestre, ou seja, você precisa parar seu carro ou qualquer outro meio de transporte para que o cidadão possa atravessar.

Leia também: Paz no trânsito: confira o segredo para se ter paz ao volante

E você, parceiro, o que faz para ser mais gentil no trecho?

 

Adaptado de Portal do Trânsito e Blog Orca

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados