quinta-feira, outubro 1, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

É fake: higienizar chave com álcool em gel NÃO causa incêndio

- Publicidade -

Você já recebeu alguma mensagem via WhatsApp sobre o risco de incêndio no veículo por causa do álcool em gel? Esses dias nos deparamos com essa imagem circulando por aí, que fala que a higienização da chave do veículo causa incêndio:

Assista também: Compartilhamento de “fake news”, como se proteger?

A mensagem foi atribuída à concessionária Guavepe, da Volkswagen, que fica na Bahia. Se você receber algo parecido, fique atento, é uma notícia falsa.

A própria concessionária desmentiu a fake news em seu perfil do Instagram. Confira abaixo:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

NOTA DE ESCLARECIMENTO.

Uma publicação compartilhada por Guavepe Volkswagen (@guavepe) em

 

Álcool em gel pode causar explosão no veículo?

causa incendio
Higienizar chave com álcool em gel NÃO causa incêndio

A notícia é falsa, mas resta saber se existe risco de incêndio caso o motorista use álcool em gel dentro do veículo, ao por exemplo, higienizar a chave.

Segundo Gerardo Portela, doutor em Gerenciamento de Riscos e Segurança pela COPPE (UFRJ) que falou ao G1, a hipótese levantada depende da quantidade de álcool usada e é improvável. 

Em outras palavras, é necessário o uso de uma quantidade de álcool suficiente para que se forme a chamada “mistura perfeita” para a queima ou explosão.

“Em termos físicos e químicos, é algo possível de acontecer, mas improvável. Precisa haver uma conjugação perfeita, a quantidade exata de álcool”, explica. “O que implica é a mistura proporcional de combustível e oxigênio, que a gente chama de atmosfera explosiva. Se a pessoa usa uma quantidade de álcool suficiente, se esse álcool evapora e vai se misturando ao ar dentro do carro, isso pode, sim, ser perigoso. Mas se você faz a higienização, deixa o carro parado e fechado, é necessária uma certa quantidade de álcool, não só um pouquinho”, diz.

Como não cair em fake news em época de pandemia? Nesse vídeo, a repórter Paula Toco te explica direitinho:

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados